° / °

Vida Urbana
Justiça

Usuários do Popcorn Time poderão ser processados por estúdios de Hollywood

Uma produtora dos Estados Unidos processou 16 pessoas que atuavam como servidores para filmes disponíveis no programa

Publicado: 04/09/2015 às 09:37

Programa é considerado uma espécie de Netflix "pirata". Foto: Reprodução/

Programa é considerado uma espécie de Netflix "pirata". Foto: Reprodução/

Programa é considerado uma espécie de Netflix "pirata". Foto: Reprodução
Estúdios de cinema norte-americanos estão começando a acionar judicialmente usuários do programa Popcorn Time, serviço de streaming de filmes e séries baseados em Torrent (espécie de Netflix “pirata”). Responsável por títulos como “Os mercenários”, a produtora Millennium Films processou 16 indivíduos que atuavam como servidores para o filme “Survivor”, com o ator Pierce Brosnan, lançado diretamente em DVD neste ano.

Uma empresa associada à produtora, responsável pela ação, no estado do Oregon, afirmou ter rastreado os usuários através do seu endereço de IP. O Popcorn Time se manifestou em nota, declarando que "é muito triste ver estúdios indo atrás das 'pessoas pequenas'".

No mês passado, a polícia da Dinamarca prendeu duas pessoas por atualizarem uma página que dava dicas de como utilizar a ferramenta. Além disso, em abril, um tribunal europeu determinou que provedores de internet na zona do euro bloqueassem o acesso a páginas que disponibilizam o download do programa.

O método de distribuição simultânea por dificulta que o Popcorn Time seja desativado por completo. Com isso, as autoridades focam suas energias em sites que oferecem arquivos ou links de download do software. Por outro lado, fica mais fácil rastrear os usuários através dos seus endereços de IP. 
Mais de Vida Urbana