| |
Foto: Divulgação. |
Em um jogo simples que gasta menos de cinco minutos, o estudante de Ciências de Computação da UFPE, Victor Matistane, 23 anos, consegue lançar um desafio que intriga: a semelhança entre escolas e prisões. Com imagens que mostram uniformes, muros, grades e reifeições, o jogo online "
School or Prison" promove a descoberta dos problemas das áreas em questão. A proposta é provocar reflexão e o questionamento se a única diferença entre elas é que "uma educa e a outra reeduca". O trabalho está como finalista do concurso internacional "A Story to Tell", que convida jovens do mundo inteiro a contar um problema social de forma impactante.
Engajado em um projeto de aplicativo para alfabetização de jovens e adultos, o questionamento sobre o sistema educacional ("o objetivo é educar ou "punir" quem não segue um padrão determinado?"), já persegue o estudante pernambucano desde 2013. "Gosto muito de ler e escrever. Meu trabalho de conclusão de curso está alinhado ao meu sonho que é ver prisões mais parecidas com escolas e escolas menos parecidas com prisões", revela. E foi através do
webgame de comparações de fotografias que Victor achou sua forma de expressão.
| |
Foto: Reprodução. |
O concurso mundial teve 11 finalistas de 9 países, sendo Victor o único brasileiro. O objetivo do concurso é aumentar a conscientização sobre problemas e provocar soluções. A competição terá duas avalições: a primeira será feita por jurados e outra pelo impacto on line, que consiste em visualizaçoes e compartilhamentos do jogo. O resultado da votação sai nesta quarta-feira, dia oito.
Ao todo serão dois premiados que irão participar da conferência sobre empreendorismo social Opportunity Collaboration, que acontece no México. Caso seja vencedor, Victor já tem planos bem concretos sobre como aproveitar. "Quero me conectar a outras pessoas para divulgar meu projeto de alfabetização e começar a realizar meu sonho de escrever um livro, cuja história se passa no México", diz.