° / °

Vida Urbana
Oportunidade

Google oferece programa gratuito para desenvolvedores de aplicativos

Os participantes ficarão dois meses com um time de especialistas para aprimorar sua startup

Publicado: 22/07/2015 às 14:04

Na foto, a diretora de apps e games do Google Play para a América Latina, Regina Chamma, uma das especialistas que vai acompanhar as equipes vencedoras.  Foto: Divulgação./

Na foto, a diretora de apps e games do Google Play para a América Latina, Regina Chamma, uma das especialistas que vai acompanhar as equipes vencedoras. Foto: Divulgação./

Na foto, a diretora de apps e games do Google Play para a América Latina, Regina Chamma, uma das especialistas que vai acompanhar as equipes vencedoras.  Foto: Divulgação.
Criado pelo Google, o curso App Makeover tem como objetivo "estimular o ecossistema de startups digitais no país", segundo a companhia. A chance é para os aplicativos desenvolvidos originalmente para a plataforma Android em português e com data de lançamento até junho deste ano. Apps de quase todas as categorias podem participar. A única exceção fica para aqueles enquadrados na categoria de segurança, como antivírus, por exemplo. As inscrições estão abertas até o dia 2 de agosto no site do programa.

Dos inscritos serão selecionados apenas cinco equipes que passarão os meses de setembro a outubro no escritório do Google em São Paulo. A programação inclui um encontro de boas-vindas nos dias 8 e 9 de setembro e reuniões semanais com a diretora de apps e games do Google Play para a América Latina, Regina Chamma, o developer advocate do Google no Brasil, Neto Marin, a designer de experiência de usuário no Google, Laura Garcia-Barrio, o developer Expert em Android, Marcelo Quinta, o mentor e jurado na Aceleratech Carlos Sena e o gerente de marketing sênior do Google Valdir Leme.

As consultorias serão em diferentes áreas ligadas ao desenvolvimento de um aplicativo. Cada profissional vai ajudar no planejamento do modelo de negócio, formatos de publicidade mais indicados, como também sugestões que tornem a navegação do app mais fácil, intuitiva e atraente para o usuário. Os encontros dos especialistas do Google com as equipes ocorrerão tanto presencialmente como por videocoferência,  até a segunda semana de outubro, quando a nova versão do app deverá ser publicada.

"O desenvolvedor é o responsável por definir o modelo de negócio do app. Se a instalação será cobrada ou gratuita, por exemplo. O objetivo do App Makeover é, por meio do concurso, estimular o ecossistema de startups digitais no Brasil e apresentar ao público desenvolvedor boas práticas para a criação de um aplicativo de qualidade, que seja atraente para os usuários do mundo todo e que, com isso,  traga lucros para o desenvolvedor", explicou diretora de apps e games do Google Play para a América Latina, Regina Chamma, ao Diario.

Segundo Chamma, o Brasil é o segundo maior mercado do Google Play em termos de download. "Com o App Makeover, nosso objetivo é atingir o desenvolvedor e, por meio das sessões de consultoria, contribuir para o crescimento deste mercado tão promissor no Brasil", conta a diretora, sem revelar a quantidade de aplicativos propriamenta brasileiros presentes na loja virtual.

Atualmente o Google Play oferece mais de um milhão de aplicativos, entre pagos e gratuitos. Entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2015, a companhia chegou a pagar 7 bilhões de dólares a desenvolvedores no mundo todo.
Mais de Vida Urbana