Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Engano Estudo explica como as redes sociais fazem um acontecimento raro parecer coisa comum Cientistas norte-americanos descobriram um paradoxo chamado de "ilusão da maioria", no qual alguém observa um comportamento ou um traço na maior parte de seus amigos

Por: Henrique Souza - Pernambuco.com

Publicado em: 03/07/2015 12:01 Atualizado em: 03/07/2015 12:05

O exemplo utilizado na pesquisa. Foto: MIT/Reprodução
O exemplo utilizado na pesquisa. Foto: MIT/Reprodução

Nas redes sociais, tudo aquilo que repercute entre nossos amigos passa a impressão de ser algo comum ao restante dos usuários. Na verdade, isso é um paradoxo. Essa sensação de achar que um acontecimento restrito à poucas pessoas é um fato corriqueiro para qualquer um é chamada de “ilusão da maioria”, em um estudo dos cientistas da Universidade do Sul da Califórnia.

A pesquisa analisou o comportamento das pessoas que acreditam que tudo o que acontece na sua rede de amigos é um reflexo do resto da rede social. Os cientistas descobriram que se guiar pelos contatos do seu perfil não é tão confiável quanto parece. Para provar sua tese, recorreram à um exemplo simples.

Em dois diagramas diferentes, 14 círculos foram ligados formando uma pequena rede social. Três círculos foram pintados e os círculos ligados a eles por um só passo foram e contados. Na primeira simulação, os círculos não coloridos “vêem” mais da metade de seus vizinhos coloridos. Já na segunda, nenhum dos não coloridos passa pelo mesmo. Mas a estrutura da rede é a mesma nos dois casos. A única coisa que muda são os círculos que estão coloridos. 

A “ilusão da maioria” ocorre quando os círculos mais populares, ou com maior número de ligações, são os coloridos, passando a impressão de que um fenômeno específico é algo global, sendo na verdade uma ocorrência rara. Esse acontecimento pode fazer o indivíduo acreditar em algo que não é verdade, na existência de uma maioria que não é maioria.

Pensamentos como “não acredito que o candidato 1 ganhou a eleição, já que todo mundo no meu perfil votou no candidato 2”, são provocados por essa ilusão. Analisando blogs e redes de cunho político, por exemplo, os cientistas descobriram que 60% a 70% dos “círculos” terão vizinhos ativos, mesmo que só 20% dos círculos estejam coloridos. 


Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco