Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Cuidado Tecnologia dos aplicativos auxilia pais a cuidar dos filhos Há desde programas que monitoram a quantidade de mamadas até aqueles que ajudam os bebês a pegarem no sono

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 25/05/2015 08:13 Atualizado em: 25/05/2015 09:43

Ferramentas facilitam a vida dos pais. Foto: Torrenegra/Flickr/Reprodução
Ferramentas facilitam a vida dos pais. Foto: Torrenegra/Flickr/Reprodução

Belo Horizonte — Crianças cada vez mais conectadas à internet, principalmente por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets, são um desafio para os pais. Mas, se, por um lado, esse mundo virtual traz preocupações, por outro, pode representar economia de tempo e praticidade na vida das mães, também cada vez mais conectadas. De acordo com a última pesquisa do Ibope Media, no Brasil, 47% das mulheres das principais capitais e regiões metropolitanas são mães ou responsáveis por algum integrante do domicílio onde vivem, e quase a metade (48%) delas está ligada à rede. Para essas mulheres, o que não falta são aplicativos para facilitar a vida, como programas que controlam as mamadas do bebê, orientam sobre todas as semanas da gestação, dão dicas de prontos-socorros vazios e até ajudam as que querem engravidar.

Que o diga a bancária Alessandra Ferreira dos Anjos Martins, 37 anos, mãe de André, 2 meses. Ela diz que sempre foi atenta às novas tecnologias e, depois que resolveu engravidar, passou a utilizar mais ainda as facilidades da vida moderna. Um dos aplicativos usados pela bancária foi o de controle do ciclo menstrual. “Acho que esse programa me ajudou a engravidar. Por meio dele, passei a ter mais informações e controle sobre meu período fértil”, conta. Já no fim da gestação, ela passou a usar um app de para anotar o começo, a duração, o fim e o intervalo entre as contrações. “Quando chegamos ao hospital e a médica perguntou sobre as contrações, tínhamos tudo gravado no celular.” Programas para esse fim, via telefone ou tablet, existem em muitas versões na internet. Alguns produzem até um relatório e, dependendo do resultado, indicam se está na hora ou não de procurar o hospital.

Alessandra usa ainda uma ferramenta para monitorar as mamadas de André. A vantagem, segundo ela, é que o dispositivo ajuda a não esquecer em qual seio foi a última mamada e também fornece um gráfico no qual é possível avaliar a quantidade ingerida pelo bebê. “Você consegue avaliar a evolução da alimentação, o que ajuda muito.” A bancária também baixou um aplicativo batizado de Mommys do Face, no qual as mamães trocam experiências e dicas. Colaborativa, a ferramenta indica como está a lotação dos prontos-socorros da capital mineira, onde Alessandra mora — dica supervaliosa na hora de uma emergência. Para a mãe do pequeno André, todos esses recursos ajudam a ganhar tempo. “E usar o que sobra para ficar por conta do bebê, que, nessa fase, requer sempre muito cuidado e atenção.”


Grupo Diario de Pernambuco