Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Internet.org Facebook apresenta plataforma de desenvolvimento aberta O intuito da gigante americana é facilitar o acesso à internet em locais de baixa conectividade

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 04/05/2015 15:41 Atualizado em:

O objetivo da empresa de Mark Zuckerberg é trabalhar com a maior quantidade possível de desenvolvedores e empreendedores para estender os benefícios da conectividade para diversas comunidades locais. Foto: Reprodução.
O objetivo da empresa de Mark Zuckerberg é trabalhar com a maior quantidade possível de desenvolvedores e empreendedores para estender os benefícios da conectividade para diversas comunidades locais. Foto: Reprodução.

O Facebook apresentou nesta segunda-feira a Plataforma Internet.org - um programa aberto para facilitar a atuação de desenvolvedores na criação de serviços que se integram com a Plataforma. A ideia é dar às pessoas mais escolhas sobre os serviços básicos de web gratuitos que podem usar.

O objetivo da empresa de Mark Zuckerberg é trabalhar com a maior quantidade possível de desenvolvedores e empreendedores para estender os benefícios da conectividade para diversas comunidades locais. Para isso, a gigante americana vai oferecer serviços por meio do Internet.org de uma forma mais transparente e inclusiva. No centro dos esforços com Internet.org estão as parcerias, não-exclusivas, com operadoras de telefonia móvel para oferecer serviços de Internet básicos e gratuitos para as pessoas através da Plataforma. Este conjunto de sites e serviços básicos devem introduzir nas pessoas o valor da internet.

De acordo com o Facebook, estes sites são simples e eficientes, para que os operadores possam oferecer de forma livre e economicamente sustentáveis. Os websites não pagam para serem incluídos e os operadores não cobram os dados desenvolvidos que as pessoas usam. Estes serviços têm de ser especialmente construídos com essas especificações. Assim, poderá dar as pessoas mais escolhas sobre as tarefas que elas usam permitindo que continuem evoluindo. Futuramente, as pessoas que utilizam Internet.org serão capazes de procurar e utilizar serviços que atendam essas diretrizes.

<div id="fb-root"></div><script>(function(d, s, id) {  var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];  if (d.getElementById(id)) return;  js = d.createElement(s); js.id = id;  js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3";  fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, 'script', 'facebook-jssdk'));</script><div class="fb-video" data-allowfullscreen="true" data-href="/zuck/videos/vb.4/10102066901270081/?type=1"><div class="fb-xfbml-parse-ignore"><blockquote cite="/zuck/videos/10102066901270081/"><a href="/zuck/videos/10102066901270081/"></a><p>Today, we&#039;re taking the next step with Internet.org by enabling anyone to build free basic internet services to help connect the world. We&#039;ll make faster progress towards connecting everyone if we all work together and give people even greater choice of services.Giving people these free services is the right thing to do. I support net neutrality because, at its core, it&#039;s about preventing discrimination. Net neutrality means we can use the services we want, and innovators can build the services we need.Connecting everyone is about preventing discrimination too. More than 4 billion people don&#039;t have access to the internet and the opportunities it brings. If we connect them, we&#039;ll lift hundreds of millions of people out of poverty.If we want everyone to share the opportunities we have, then it&#039;s our responsibility to bring everyone online in a way that respects an inclusive net neutrality.Here&#039;s a clip from a video message I recorded about this update. I&#039;ll post the whole video and share more details about this later today.</p>Posted by <a href="https://www.facebook.com/zuck">Mark Zuckerberg</a> on Segunda, 4 de maio de 2015</blockquote></div></div>

Os desenvolvedores que se juntam ao projeto terão que seguir três princípios - iguais aos utilizados na construção das versões do Facebook e Messenger para Internet.org. Estes são projetados para alinhar os incentivos de todos os participantes e trazer mais pessoas online. A participação é livre para qualquer desenvolvedor ou usuário. A rede social de Mark Zulkeberg acredita que esses critérios ajudarão a conectar um número maior de pessoas mais rapidamente, e, adicionar ainda mais valor à vida delas.

Mesmo sendo aberto, para participar do projeto é necessário atender as diretrizes determinadas pelo Facebook, só assim o desenvolvedor ou usuário será capaz de participar. Confira quais são as instruções para colaborar na Plataforma Internet.org.
 
1. Explore toda a internet


O objetivo do Internet.org é permitir que mais pessoas experimentem os benefícios de estar on-line. Para a maioria dos que não estão on-line, a maior barreira para se conectar não é a falta de infra-estrutura - mais de 80% da população mundial já vive dentro do alcance de um sinal de celular. Mas sim, a acessibilidade da internet e a consciência de como os serviços da web são valiosos.

A Plataforma Internet.org visa dar às pessoas serviços gratuitos valiosos que eles podem usar para descobrir toda a variedade de tarefas on-lines e, em última análise, pagar os usuários da internet. Os serviços devem incentivar a exploração da web mais ampla, sempre que possível.
 
2. Eficiência

Para entregar de forma sustentável serviços gratuitos de Internet básicos para as pessoas é preciso construir aplicativos que utilizam dados de forma muito eficientes. Operadores fizeram investimentos econômicos significativos para levar a internet às pessoas a nível mundial, e o Internet.org tem de ser sustentável para os operadores, para que possam continuar a investir na infra-estrutura e manter, melhorar e expandir suas redes. Sites que exigem muito da banda larga não serão incluídos. Serviços não deve usar VoIP, vídeo, transferência de arquivos, fotos de alta resolução, ou grande volume de fotos.
 
3. Especificações técnicas

Os websites precisam ser construídos e otimizados para navegar em smartphones e cenários de largura de banda limitada. Além disso, os sites devem ser devidamente integrado com Internet.org para permitir classificação zero e, portanto, não pode exigir JavaScript ou SSL/TLS/HTTPS e deve atender a essas diretrizes técnicas. Para mais informações sobre como trabalhar com Internet.org, acesse internet.org/platform.

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco