Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Volta Fã do Grooveshark "ressuscita" site com 90% do acervo disponível Serviço online de música foi fechado por infringir direitos autorais

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 06/05/2015 08:38 Atualizado em:

Foto: Internet/Reprodução
Foto: Internet/Reprodução

O popular site de streaming musical Grooveshark foi fechado de forma definitiva no último dia 30 de abril, após anos de batalhas jurídicas. Isso, contudo, não foi o ponto final na história do serviço, já que um fã conseguiu “ressuscitar” o Grooveshark em um domínio diferente.

A principal razão para o fechamento do Grooveshark foi a quebra de leis de direito autoral, algo que colocava o site em risco há anos. O serviço, fundado em 2006, disponibilizava diversas canções por streaming, muitas delas com direitos autorais bem definidos. Apesar da enorme popularidade, as irregularidades nesse quesito levaram ao fim do Grooveshark.

Contudo, nesta semana, uma pessoa, identificada apenas como “Shark” conseguiu recolocar o site de volta no ar, em um domínio diferente. De acordo com o BGR, que conseguiu conversar por e-mail com o responsável pela ação, o “novo” Grooveshark conta com 90% do acervo que o site continha no momento em que foi fechado.

“Comecei a fazer becape de todo conteúdo no website quando comecei a suspeitar que o fim do Grooveshark estava próximo e minha suspeita foi confirmada alguns dias depois, quando eles fecharam”, relatou Shark ao BGR. “Quando eles saíram do ar, eu já tinha feito becape 90% do conteúdo no site e agora estou trabalhando para conseguir os 10% restantes”, explica.

Com o intuito de não ter o site fechado, Shark acrescentou um texto na página para avisar aos usuários que as canções que eles queiram baixar podem conter direitos autorais e que eles não devem fazer o download caso não possuam o disco original. Apesar disso, não se sabe quanto tempo mais o Grooveshark ressuscitado ficará no ar tempo, já que um aviso desses não é necessariamente suficiente para evitar um novo fechamento.


Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco