Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Crítica Novos emojis negros da Apple são usados de maneira discriminatória "Estes novos dados não são emoji de cor; eles são apenas emoji brancos usando máscaras", criticou a escritora Paige Tutt.

Publicado em: 17/04/2015 14:31 Atualizado em:

A Apple atualizou a lista de carinhas no sistema operacional iOS 8.3 incluindo a cor negra.Foto: Reprodução.
A Apple atualizou a lista de carinhas no sistema operacional iOS 8.3 incluindo a cor negra.Foto: Reprodução.

Após as críticas por ter apenas emojis brancos, a Apple criou os novos bonequinhos em respeito à diversidade. No entanto, alguns usuários utilizam em comentários racistas. A observação foi publicada pelo jornal americano Washindton Post.

A polêmica envolve também uma empresa de cloro americana que postou "onde está a água sanitária?" em referência às carinhas negras. Após receber inúmeras críticas, a "Clorox" se desculpou oficialmente e tentou se justificar dizendo que não fez analogia às raças.

Bonecos da Apple que pretendiam indicar diversidade cultural são usados em postagens racistas.  Foto: Reprodução.
Bonecos da Apple que pretendiam indicar diversidade cultural são usados em postagens racistas. Foto: Reprodução.

Internautas ainda fizeram uma escala relacionando os emojis à posição financeira indicando que aqueles de pele clara possuem mais crédito bancário. De acordo com Paige Tutt, que escreveu o artigo, os novos bonecos não caracterizam a cultura negra. "Na tentativa de defender a inclusão racial em sua atualização iOS 8.3, a Apple tem permitido maior segregação racial com estes novos emoji", analisa.

"Em vez de corrigir o seu erro - excluindo pessoas de cor de emoji - Apple tem, de certa forma, piorou a situação", acredita Tutt. Para ela, a melhor solução é excluir ícones que indicam raças, pois não se sente representada em nenhum deles. "O erro da Apple está em nunca introduzir o conceito de raça primeiramente. Agora tenho que contemplar um emoji que vou usar e relacionar a uma cor do meu amigo que estou enviando", critica.

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco