Vida Urbana
Crítica
Novos emojis negros da Apple são usados de maneira discriminatória
"Estes novos dados não são emoji de cor; eles são apenas emoji brancos usando máscaras", criticou a escritora Paige Tutt.
Publicado: 17/04/2015 às 14:31

A Apple atualizou a lista de carinhas no sistema operacional iOS 8.3 incluindo a cor negra.Foto: Reprodução.()

Após as críticas por ter apenas emojis brancos, a Apple criou os novos bonequinhos em respeito à diversidade. No entanto, alguns usuários utilizam em comentários racistas. A observação foi publicada pelo jornal americano Washindton Post.
A polêmica envolve também uma empresa de cloro americana que postou "onde está a água sanitária?" em referência às carinhas negras. Após receber inúmeras críticas, a "Clorox" se desculpou oficialmente e tentou se justificar dizendo que não fez analogia às raças.
Internautas ainda fizeram uma escala relacionando os emojis à posição financeira indicando que aqueles de pele clara possuem mais crédito bancário. De acordo com Paige Tutt, que escreveu o artigo, os novos bonecos não caracterizam a cultura negra. "Na tentativa de defender a inclusão racial em sua atualização iOS 8.3, a Apple tem permitido maior segregação racial com estes novos emoji", analisa.
"Em vez de corrigir o seu erro - excluindo pessoas de cor de emoji - Apple tem, de certa forma, piorou a situação", acredita Tutt. Para ela, a melhor solução é excluir ícones que indicam raças, pois não se sente representada em nenhum deles. "O erro da Apple está em nunca introduzir o conceito de raça primeiramente. Agora tenho que contemplar um emoji que vou usar e relacionar a uma cor do meu amigo que estou enviando", critica.
Últimas

Mais Lidas
