Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Ferramenta Especialistas criam programa que identificam espécies pelo som emitido Basta gravar o som do bicho, e o software se encarrega de compará-lo com um vasto arquivo composto por milhares de amostras de pássaros, insetos e até mesmo anfíbios brasileiros

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 23/03/2015 08:37 Atualizado em:

Programa é capaz de identificar som de pássaros e outros animais. Foto: Gaio Torquato/Flickr/Reprodução
Programa é capaz de identificar som de pássaros e outros animais. Foto: Gaio Torquato/Flickr/Reprodução

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um programa capaz de identificar diferentes espécies de animais com base unicamente no barulho que eles fazem. Basta gravar o som do bicho, e o software se encarrega de compará-lo com um vasto arquivo composto por milhares de amostras de pássaros, insetos e até mesmo anfíbios brasileiros. A versão beta do Wildlife Animal Sound Identification System — Wasis (Sistema de Identificação do Som de Animais Selvagens) está disponível para download gratuito na internet e deve ser uma importante ferramenta para o estudo do hábito de grande parte da fauna nacional.

O trabalho é fruto do projeto de pesquisa “NavScales: navegando através de escalas no espaço, tempo e domínios do conhecimento”, iniciado em 2013 como parte de um acordo de cooperação com a Microsoft Research e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O grupo foi formado com o objetivo de encontrar maneiras de gerenciar dados de biodiversidade e processar informações sobre a natureza.

“As ferramentas computacionais que estamos criando, como o Wasis, estão permitindo que pesquisadores combinem esses dados de forma mais efetiva para, por exemplo, realizar estudos detalhados sobre as consequências de mudanças climáticas sobre a biodiversidade”, descreve Claudia Maria Bauzer Medeiros, professora do Instituto de Computação da Unicamp e coautora do programa.


Combate à gordofobia vira lei no Recife
Medicamento contra Covid-19 é recomendado pela OMS
Manhã na Clube: José Queiroz (PDT), Kleiton Boschi, Clarissa de França e Cristina Pires
Skate feminino decola no Brasil após Olimpíadas
Grupo Diario de Pernambuco