° / °

Vida Urbana
Investigação

Selfie causa acidente aéreo nos Estados Unidos

Investigação apontou o brilho dos flashes na cabine como motivo para desorientar o piloto. A queda matou duas pessoas.

Publicado: 04/02/2015 às 16:27

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos concluiu que a queda do avião Cessna 150, que vitimou o piloto Amritpal Singh e o passageiro Jatinder Singh, em maio do ano passado, foi causada por uma selfie tirada na cabine. A investigação considerou que os flashes do smartphone foram decisivos para provocar o acidente ocorrido na cidade de Watkins, no Colorado.

Encontrada nos destroços do avião, uma câmera GoPro com imagens dos dias 30 e 31 de maio, revelou que o piloto tinha o costume de tirar selfies com os passageiros que transportava em sua cabine, utilizando o flash. Imagens do voo anterior ao do acidente mostraram o uso do celular durante a decolagem, subida inicial e ao longo do sobrevoo.

“Com base na distribuição dos destroços, parece que o piloto experimentou desorientação espacial e perdeu o controle da aeronave. Com base na evidência do uso do telefone celular durante manobras em baixa altitude, incluindo o voo imediatamente anterior ao do acidente, parece que isso distraiu o piloto e contribuiu para a desorientação espacial e subsequente perda de controle”, aponta o relatório.
Mais de Vida Urbana