Notícia de
TECNOLOGIA
APP
Grupo de extensão da UFRPE cria aplicativo sobre Olinda
O app lista pontos turísticos e conta a história da Cidade Alta.
Por: Mariana Fabrício - Diario de Pernambuco
Publicado em: 24/02/2015 18:23 Atualizado em:
![]() | |
Foto: Reprodução. |
Incentivados pelo tema "Aplicando o Uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Cidade Histórica de Olinda", três alunos da UFRPE desenvolveram uma ferramenta útil tanto para turistas como para moradores da Cidade Alta. O projeto pretende investigar como o uso de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem ser usadas como ferramentas para o ensino de história e ainda inclui um jogo educativo que possibilita ao usuário avaliar seu conhecimento sobre a história da cidade.
"O projeto reúne tanto voluntários como bolsistas e nasceu com o objetivo de relacionar a disciplina com as aplicações possíveis para plataforma mobile e Web", explica o professor responsável Gilberto Cysneiros. "Os alunos tem a possibilidade de sair da academia com uma empresa porque os projetos alcançam novas metas e dão certo", aposta.
"O objetivo desse projeto é produzir ferramentas digitais de m-learning' sobre Centro Histórico de Olinda para atender a demanda social de divulgação e valorização do patrimônio histórico. No futuro também podemos nos tornar um a encubadora, lançando novas empresas ao mercado", conta Fabiola Malta, que faz parte da equipe de comunicação do Grupo de Pesquisa MOBILE- UFRPE.
Liberado para download desde dezembro o ano passado, o app está disponível por enquanto apenas para Android. A previsão é de que até Abril a versão esteja liberada para sistema IOS.
Mais lidas