Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Cidadania Aplicativos pernambucanos são premiados em evento da ONU Livox facilita a comunicação de pessoas com dificuldades na fala. Já o Colab.re estabelece uma ponte entre governo e cidadãos através de colaboração

Por: Rafaela Almeida Burity

Por: Thiago Neres

Publicado em: 03/02/2015 11:04 Atualizado em: 03/02/2015 13:35

Dois aplicativos pernambucanos foram premiados nesta terça-feira (3), em Abu Dhabi, durante o World Summit Mobile Award (WSA Mobile), competição mundial entre mais de 160 países membros da ONU que seleciona as melhores ideias capazes de serem aplicadas em escala global para "fazer a diferença" no mundo. O Livox conquistou o primeiro lugar na categoria Melhor Aplicativo de Inclusão Social do Mundo. Já o Colab.re, embora não tenha levado o grande prêmio, ficou entre os cinco primeiros colocados de um total de 20 mil concorrentes no Prêmio de Melhor Plataforma de Governo e Participação do Mundo, além de ter sido eleito o primeiro na votação online.

Livox nasceu inspirado nas necessidades de Clarinha, que possui dificuldades com a fala (Acervo pessoal)
Livox nasceu inspirado nas necessidades de Clarinha, que possui dificuldades com a fala

A trajetória do Livox começa com a história de Clarinha, uma garotinha de seis anos que não consegue falar, mas ouve tudo ao seu redor. Ela nasceu com paralisia cerebral e, mesmo após tratamento intensivo e sessões de fonoaudiologia, a voz não saía. O analista de sistemas Carlos Pereira, pai de Clara, então teve a ideia de criar o Livox, um app que facilita a comunicação de pessoas com dificuldades na fala.

A comunicação alternativa é indicada a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar ou escrever. O app é gratuito e traz mais de 2 mil figuras relacionadas a emoções, atividades e opções de respostas às perguntas do dia a dia. Novas imagens podem ser cadastradas para personalizar o Livox de acordo com as necessidades específicas de cada usuário.

"Agradeço a Deus; a minha esposa, Aline; a nossa motivação, Clara; a meu sócio Paulo Henrique e a todos que nos ajudaram", escreveu Carlos Pereira no Facebook, após receber a premiação.

 (Reprodução de tela)

Nascido no parque tecnológico do Porto Digital, no Recife, o Colab.re oferece uma plataforma de comunicação entre governo e cidadãos que, através da colaboração online, ajuda a melhorar a vida da cidade. Essencialmente, se trata de uma rede social que possibilita a discussão de políticas públicas e melhoria de serviços urbanos.

O aplicativo permite que o usuário avalie e faça propostas de serviços ou obras de infraestrutura que podem mudar a dinâmica da cidade, do estado ou até do país. Basta clicar em "Proponha" e publicar a ideia. Adicionalmente, é possível postar fotos de problemas na cidade e compartilhar com outros usuários. Todas as informações são encaminhadas para as 50 prefeituras que atualmente fazem uso do Colab.re. Entre elas, Curitiba, Foz do Iguaçu e Teresina.

Em 2013, no mesmo ano em que foi desenvolvido, o Colab foi eleito Melhor Aplicativo Urbano do Mundo (AppMyCity) pela New Cities Foundation. Apesar das tentativas infrutíferas de fechar parceria com Recife, seu berço de criação, o aplicativo tem sido bem recebido. Ao avaliar a ferramenta, um dos jurados do WSA Mobile, o executivo Niki Ernst afirmou que "projetos como o Colab estão moldando o nosso futuro como cidadãos".

Gustavo Maia, um dos fundadores do Colab.Re, recebeu prêmio do World Summit Mobile Award (Acervo pessoal)
Gustavo Maia, um dos fundadores do Colab.Re, recebeu prêmio do World Summit Mobile Award

Comemorando o sucesso do empreendimento, um dos fundadores do aplicativo, Gustavo Maia, comentou o resultado. "Ser top 5 disputando com mais de 20 mil projetos não é brincadeira. Competimos com alguns projetos bancados por governos como o de Dubai. Já o Colab é só um sonho e investimento de um monte de 'moleque', no qual me incluo, que teve que construir carregando um peso enorme e levando 'não' de muita gente graúda", declarou.

Atualmente, mais de 5 mil pessoas utilizam o aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis.

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco