Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Pesquisa "Espelho, espelho meu": Estudo mostra que 90% dos brasileiros tiram selfies Pesquisa revela que 12% dos brasileiros fazem o autorretrato digital todos os dias. Além disso, 7% dizem que jamais usariam o "pau de selfie".

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 30/01/2015 14:32 Atualizado em:

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

Que o brasileiro gosta de uma selfie, todo mundo já sabe. Mas a empresa especializada em pesquisas de mercado Antennas colocou em números a febre da foto de si mesmo.

Segundo o estudo realizado com 1.446 pessoas em todo o país, 90% dos brasileiros tiram selfies, sendo que 58% o fazem pelo menos uma vez por semana. E ainda há 12% que não consegue ficar um dia sequer sem captar o autorretrato digital.

Em relação ao tipo de selfie - sim, hoje em dia tem vários - 72% dos entrevistados preferem incluir familiares ou amigos na foto, o que a consultoria apelidou de “wefie”, enquanto 34% usam dão foco a paisagem na qual estão inseridos e 22% tiram a foto apenas para mostrar onde estão.

Entre os aparelhos usados, o smartphone é de longe o mais usado, com 87% dos usuários utilizando o dispositivo, sendo que 51% que utilizam apenas e somente o celular inteligente para as fotos. Em seguida,vem a câmera fotográfica, com 19% de adesão, e então, com 13%, o tablet.

Outro acessório que ganhou força com a moda é o controverso “pau de selfie”. Banido de alguns estádios e permitido em voos comerciais, a haste é alvo de elogios e críticas. Perguntados sobre o possível uso do bastão fotográfico, 33% dos entrevistados disseram que usariam

muito, 30% usariam, 14% utilizariam às vezes e 17% talvez usassem. Além desses grupos, 7% extremistas afirmaram categoricamente que nunca colocariam a mão no objeto - vai saber o porquê.

O destino das fotos costuma ser as redes sociais, sendo que 70% vai para o Facebook, 20% para o Instagram e 10% para o Whatsapp. Além do aspecto curioso dos comportamentos revelados pela pesquisa, as informações servem de base para fabricantes de aparelhos que, cada vez mais dão importância para câmeras e recursos fotográficos em smartphones e tablets, por exemplo.

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco