Anac libera transporte de pau de selfie em bagagens de mão
A Agência se pronunciou através de nota depois de algumas companhias proibirem o objetos nos aviões.
Publicado: 27/01/2015 às 16:10

Foto: Reprodução/Lemuel Chanyungco/Flickr.()
Depois de conquistar os fãs de autorretratos, o pau de selfie virou objeto indispensável para qualquer viagem. Sobretudo depois que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu nota permitindo o transporte do selfie stick em bagagens de mão. O equipamento estava sendo proibido em algumas companhias por se enquadrar na categoria de "bastões retráteis", acessório proibido pela Resolução nº 207/2011.
A norma prevê que os bastões podem ser levados a bordo "desde que o equipamento esteja dentro das especificações permitidas para ser transportado na bagagem de mão", com o peso total máximo de 5 kg e a soma das dimensões (comprimento %2b largura %2b altura) de até 115 cm. No entanto, o transporte do monopod poderá ser avaliado pelo Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC) para verificar as características do objeto, de acordo com a Anac, a medida tem como objetivo "garantir o conforto, a tranquilidade e assegurar a integridade física das pessoas".
Por meio de ofício, a Anac orientou os operadores aeroportuários e aéreos sobre a permissão, desde que ele respeite as regras da bagagem de mão. O pau de selfie também pode ser despachado na mala, caso o passageiro prefira. Esse transporte pode ser realizado sem qualquer comunicação prévia à empresa aérea.

