Lesões
Diagnóstico precoce de lesões ortopédicas aumentam taxas de sucesso em tratamentos menos invasivos
O Real Hospital Português tem o maior centro de diagnóstico em Recife, o Real Imagem
Por: Marina Costa
Publicado em: 28/08/2024 12:00 | Atualizado em: 28/08/2024 17:19
O Real Hospital Português conta com uma emergência ortopédica disponível 24 horas e com o Real Imagem, o maior centro de diagnóstico do Estado. (Priscilla Melo/DP Imagem) |
Com o término dos Jogos Olímpicos e a chegada do verão, muitos brasileiros estão mais motivados a frequentar academias ou experimentar novos esportes. No entanto, apesar dos inúmeros benefícios que a atividade física oferece à saúde, a falta de orientação adequada pode resultar em sobrecargas e aumentar o risco de lesões, especialmente nos joelhos, ombros e coluna. Por isso, é importante estar atento aos primeiros sinais de alerta e buscar um diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de tratamento bem-sucedido e ajuda a evitar complicações mais sérias.
Entre as lesões mais comuns estão distensões musculares, entorses articulares, tendinopatias e problemas na coluna vertebral. Os sintomas podem incluir dor, inchaço, sensibilidade, perda de força e restrição de movimento. Embora esses sinais sejam, muitas vezes, confundidos com dores musculares típicas do início da atividade física, eles podem sinalizar o início de uma lesão. Nessas situações, buscar a orientação de um especialista, como um ortopedista, é fundamental para um diagnóstico preciso, que pode ser confirmado por meio de exames de imagem.
Saiba mais
Em Pernambuco, o Real Hospital Português conta com uma emergência ortopédica disponível 24 horas e com o Real Imagem, o maior centro de diagnóstico do Estado. De acordo com João Eduardo da Fonte, gerente médico da unidade, o atendimento abrange um público diversificado, desde pessoas que estão retomando a prática de exercícios após um período de sedentarismo até atletas de alto nível, como jogadores de futebol de times pernambucanos.
“Adaptamos nosso atendimento para lidar com as particularidades de cada paciente. O processo geralmente começa com uma anamnese detalhada e um exame físico. Com base nesses primeiros passos, o ortopedista pode decidir se são necessários exames adicionais. A abordagem inicial costuma incluir um raio-x simples e, se necessário, uma ultrassonografia, especialmente em casos de urgência. Para traumas mais graves, podem ser solicitados exames mais avançados, como a ressonância magnética”, explica o especialista.
O diferencial do centro de diagnósticos do RHP é a capacidade de oferecer um diagnóstico preciso e rápido com uma infraestrutura tecnológica avançada para o atendimento de casos de urgências ou exames derivados de consultas eletivas. Hoje, o hospital consegue entregar um laudo feito pela equipe de médicos radiologistas e especialistas em alguns minutos.
Com um diagnóstico precoce, os pacientes possuem mais chance de um tratamento menos invasivo e uma recuperação mais rápida para voltar a rotina do dia a dia sem sequelas. Além do Real Imagem e da emergência ortopédica, o Real Hospital Português também conta com três clínicas voltadas para a área: o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife (IOT), Real Ortopedia CTO e a Traumatologia e Ortopedia de Pernambuco (TOPE).
A novidade fica por conta da unidade Boa Viagem que, a partir de setembro, iniciará o atendimento da emergência ortopédica e do Real Imagem 24h, mantendo o padrão de qualidade e tecnologia da unidade do bairro do Paysandu.
Mais Notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS