Clouds27° / 28° C

PESQUISA

Estudo revela que um tipo de elixir bucal pode aumentar risco de câncer

Cientistas do Instituto de Medicina Tropical de Antuérpia, na Bélgica, acreditam que o elixir bucal Listerine Cool Mint não deve ser usado

Publicado em: 05/07/2024 11:42 | Atualizado em: 05/07/2024 11:47

 (Foto: Freepik)
Foto: Freepik
Um novo estudo promovido pelos cientistas do Instituto de Medicina Tropical de Antuérpia, na Bélgica, revelou que o elixir bucal Listerine Cool Mint pode aumentar o risco de câncer. Os autores do estudo alertaram que a maioria das pessoas não deveria usá-lo.

Os especialistas da instituição descobriram que duas espécies de Bactérias, Fusobacterium nucleatum e Streptococcus anginosus, que são associadas à doença eram mais prevalentes após três meses de utilização diária deste produto. De acordo com o estudo, o elixir bucal pode aumentar o risco de desenvolver câncer do esôfago e pâncreas, uma vez que os cientistas também atribuíam que o álcool contido no elixir bucal possa elevar o nível destas bactérias dentro da boca. 

O professor e cientista da universidade que trabalhou no estudo, Chris Kenyon, disse, que o uso do elixir bucal pode ampliar o risco destes tipos de câncer como ainda promover várias infecções. "A maioria das pessoas não deveria utilizá-lo e, se o fizerem, deverão utilizar os preparados sem álcool e limitar o seu uso a apenas alguns de dias", orientou Kenyon.

A descoberta foi feita durante uma investigação sobre o impacto da utilização diária de elixir bucal no risco de infecções sexualmente transmissíveis.

Mais Notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua