TRABALHO
Sintomas de Burnout: veja os sinais de alerta para buscar ajuda
Segundo dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome.Publicado em: 29/05/2024 13:14
Foto: Rafael Vieira/DP |
Um estudo da International Stress Management Association (Isma) colocou o Brasil em segundo lugar em número de casos diagnosticados de Síndrome de Burnout.
Conforme a pesquisa da Isma, apenas o Japão está à frente do Brasil em casos de Bornout. No país asiático, 70% da população é afetada pela doença
De acordo com o Ministério da Saúde, o Bournout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema causadas por "situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade".
Segundo dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome. A doença ocupacional foi reconhecida e classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022.
Sintomas de Burnout: veja os sinais de alerta para buscar ajuda
Conforme o Ministério da Saúde, a Síndrome de Burnout envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas.
O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem ser indícios do começo da doença.
Os principais sinais e sintomas que podem indicar a Síndrome de Burnout:
- Cansaço excessivo, físico e mental;
- Dor de cabeça frequente;
- Alterações no apetite;
- Insônia;
- Dificuldades de concentração;
- Sentimentos de fracasso e insegurança;
- Negatividade constante;
- Sentimentos de derrota e desesperança;
- Sentimentos de incompetência;
- Alterações repentinas de humor;
- Isolamento;
- Fadiga.
- Pressão alta.
- Dores musculares.
- Problemas gastrointestinais.
- Alteração nos batimentos cardíacos.
Como conseguir ajuda
O diagnóstico da Síndrome de Burnout deve ser feito por profissional especialista após análise clínica do paciente.
A pessoa deve procurar um psiquiatra e um psicólogo, profissionais de saúde mais indicados para identificar o problema e orientar a melhor forma do tratamento, a depender do caso.
Muitas pessoas não buscam ajuda médica por não saberem ou não conseguirem identificar todos os sintomas e acabam negligenciando a situação.
Como tratar
O tratamento da Síndrome de Burnout é feito basicamente com psicoterapia, mas também pode envolver medicamentos (antidepressivos e/ou ansiolíticos).
A atividade física regular e exercícios de relaxamento podem auxiliar no alívio do estresse e para o controle dos sintomas da doença.
Mais Notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS