Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE DOS OLHOS

Abril Marrom: 61 milhões de pessoas vão ter cegueira até 2050

Algumas das enfermidades associadas à perda de visão severa, como a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), e a retinopatia diabética podem ser prevenidas ou controladas

Publicado em: 03/04/2024 22:17



Cegueira: A campanha Abril Marrom foi criada em 2016 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e leva esse nome porque marrom é a cor de íris mais comum nos olhos
 (foto: Freepik)
Cegueira: A campanha Abril Marrom foi criada em 2016 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e leva esse nome porque marrom é a cor de íris mais comum nos olhos (foto: Freepik)

Fique de olho, a prevenção pode salvar sua visão. O alerta é H.Olhos - Hospital de Olhos, de São Paulo, e participante da Campanha Abril Marrom, feita neste mês em todo o Brasil. O objetivo é alertar a população sobre a importância de buscar acompanhamento médico e fazer exames de rotina, para o diagnóstico precoce das doenças oculares que podem provocar cegueira.

 

Glaucoma é considerada a maior causa de cegueira irreversível do mundo; saiba como prevenir

Algumas das enfermidades associadas à perda de visão severa, como a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), e a retinopatia diabética podem ser prevenidas ou controladas, se os cuidados adequados forem adotados a partir da fase inicial.

 

Além disso, a falta de acesso aos óculos para corrigir problemas de visão é a principal causa de cegueira reversível no mundo. O uso da correção óptica possibilita que a pessoa enxergue corretamente e, ao mesmo tempo, ajuda a evitar sintomas como dor de cabeça e problemas de aprendizado. 

 

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo indica que, até 2050, os casos de cegueira e deficiência visual vão dobrar no mundo todo. O estudo internacional do Grupo de Especialistas em Perda de Visão (VLEG) da USP de Ribeirão Preto prevê que em menos de 30 anos, 61 milhões de pessoas serão cegas, 474 milhões terão deficiência visual moderada e severa e 360 milhões terão deficiência visual leve.

 

 

Diagnóstico precoce

 

Publicado pela revista científica britânica The Lancet Global Health, o estudo chama a atenção para o Abril Marrom, mês de prevenção e combate à cegueira e de educação sobre as doenças que podem ser diagnosticadas precocemente para evitar a perda da visão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos de cegueira poderiam ser prevenidos com ações efetivas de prevenção e tratamento.

 

Muitas vezes, “alguns cuidados básicos podem ser suficientes para evitar a perda de visão irreversível”, explica a oftalmologista Myrna Serapião, especialista em doenças externas oculares e córnea, transplante de córnea, doenças da superfície ocular e catarata do H.Olhos e diretora médica da Rede Vision One.

 

 

Medidas preventivas

 

A oftalmologista cita algumas medidas que podem ser adotadas para evitar a cegueira:

 

Realizar exames oftalmológicos: é importante fazer uma avaliação oftalmológica de rotina, mesmo que não haja sintomas aparentes. Esse tipo de exame pode detectar problemas oculares precocemente e aumentar as chances de tratamento bem-sucedido.

 

 

Proteger os olhos:

 

usar óculos de sol com proteção UV, evitar olhar diretamente para o sol ou fontes de luz intensa, e usar equipamentos de proteção adequados em atividades que possam colocar os olhos em risco, como trabalhos com produtos químicos ou maquinário pesado.

 

Controlar doenças crônicas: como diabetes e hipertensão, que podem afetar a saúde ocular e aumentar o risco de cegueira.

 

Fazer exames precocemente: caso tenha qualquer problema de visão é importante procurar um médico oftalmologista o mais rápido possível. O tratamento precoce de doenças oculares pode ajudar a evitar a perda da visão ou atrasar sua progressão.

 

Cuidados com a higiene: ensinar e praticar medidas simples de higiene, como lavar as mãos regularmente e não coçar os olhos, pode ajudar a prevenir infecções oculares, como conjuntivite.

 

 

Fique sabendo

 

A campanha Abril Marrom foi criada em 2016 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e leva esse nome porque marrom é a cor de íris mais comum nos olhos.

 

 

Confira as informações no Estado de Minas

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.