Acervo

/Crédito: Repodução/Divulgação
Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontam que a retinopatia diabética é a principal causa da perda de visão entre pessoas de 20 a 64 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), mais de 10 milhões de brasileiros têm problemas associados à enfermidade e o número, de acordo com a entidade, pode ser ainda maior devido à subnotificação dos casos.
A oftalmologista Fabiana da Fonte, do Hospital de Olhos Santa Luzia, integrante da rede Vision One, alerta para o fato de que a doença pode aparecer de forma silenciosa. “As doenças da retina geralmente são sintomáticas, causando embaçamento visual, visão de manchas, flashes de luz ou perda de campo de visão. Porém, algumas doenças potencialmente graves podem ser assintomáticas como a retinopatia diabética”, afirma a especialista.
De acordo com o CBO, a diabetes é uma doença complexa e progressiva que afeta os vasos sanguíneos do olho. Um material anormal é depositado nas paredes desses vasos na retina, que é a região conhecida como "fundo de olho", causando estreitamento e às vezes bloqueio do vaso sanguíneo, além de enfraquecimento da sua parede – o que ocasiona deformidades conhecidas como microaneurismas. Estes microaneurismas frequentemente rompem ou extravasam sangue, causando hemorragia e infiltração de gordura na retina.
A oftalmologista Fabiana da Fonte orienta que um estilo de vida saudável pode ser um grande aliado. “Um bom controle clínico de doenças sistêmicas como diabetes e hipertensão pode evitar o surgimento de retinopatia diabética e oclusões vasculares, respectivamente; evitar tabagismo, ter uma alimentação saudável e realizar exercícios físicos regulares podem diminuir o risco de desenvolver a degeneração macular relacionada a idade (DMRI); além da avaliação frequente com oftalmologista”, recomenda a médica.
Saiba mais sobre a retinopatia diabética
Existem duas formas de retinopatia diabética: exsudativa e proliferativa. Em ambos os casos, a retinopatia pode levar a uma perda parcial ou total da visão.
- Retinopatia Diabética Exsudativa: ocorre quando as hemorragias e as gorduras afetam a mácula, que é necessária para a visão central, usada para a leitura.
- Retinopatia Diabética Proliferativa: surge quando a doença dos vasos sanguíneos da retina progride, o que ocasiona a proliferação de novos vasos anormais que são chamados "neovasos". Estes novos vasos são extremamente frágeis e também podem sangrar. Além do sangramento, os neovasos podem proliferar para o interior do olho causando graus variados de destruição da retina e dificuldades de visão. A proliferação dos neovasos também pode causar cegueira em conseqüência de um descolamento de retina.