Diario de Pernambuco
Busca

BEM ESTAR

Instituto de Emagrecimento e Performance no Recife alerta para índice de obesidade no Brasil

Publicado em: 20/09/2021 10:18

 (Foto: Instituto Coelho / Divulgação)
Foto: Instituto Coelho / Divulgação
A obesidade se tornou, nos últimos anos, uma preocupação mundial. Com a pandemia do novo coronavírus, o problema aumentou devido à falta da prática de esportes e da má alimentação durante o período de quarentena. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são cerca de 672 milhões de pessoas adultas e 338 milhões de crianças e adolescentes que estão acima do peso em todo o mundo. Já no Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também revelou dados alarmantes: 60,03% da população adulta estão com sobrepeso. Além disso, o número de obesos com mais de 20 anos saltou de 12,2% para 26,8% no período de 2003 até 2019.

Com a incerteza sobre o novo vírus e o isolamento, os serviços de delivery se tornaram a opção mais segura e prática aos consumidores no segmento de alimentação. Estudo feito pela Mobills mostrou que os gastos com aplicativos de entrega aumentaram em 149% desde março de 2020. Boa parte da população acabou mudando a forma de se alimentar, substituindo comidas saudáveis, como frutas e legumes, por alimentos ultraprocessados, pizzas, lasanhas, pratos prontos, salgadinhos e doces. O consumo de bebidas alcoólicas aumentou em 93,9%, de acordo com a pesquisa feita pela plataforma Compre & Confie.

Além disso, academias foram fechadas e a presença nos parques e nas orlas foram proibidas, o que acabou dificultando a prática de exercícios físicos durante a pandemia. Estudo realizado pelo Projeto Convid – Pesquisa de Comportamento realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) observou que 62% dos entrevistados deixaram de fazer qualquer tipo de exercício durante a pandemia.

Emagrecer e perder os maus hábitos adquiridos na quarentena se tornaram grandes desafios, mas com a flexibilização do isolamento social, as academias voltaram a funcionar e os parques reabriram. O médico especialista em nutrologia Rafael Coelho, do Instituto Coelho – Emagrecimento e Performance Humana, que será inaugurado no RioMar Trade Center, criou um método de emagrecimento saudável e sustentável denominado “4 pilares da saúde”, com indicação de protocolo de tratamento específicos para cada um. São eles: alimentação saudável, atividade física, regulação do intestino e melhora do sono.

 (Foto: Instituto Coelho / Divulgação)
Foto: Instituto Coelho / Divulgação
Porém, mesmo seguindo os quatro pilares, Rafael Coelho reforça que é necessário que haja um acompanhamento do paciente com um médico especialista. “Emagrecer de forma saudável é um processo disruptivo, que envolve mudança do mindset (modelo mental) para geração de novos hábitos e comportamentos. O apoio de uma equipe multidisciplinar e a orientação de um médico especializado são essenciais para a tomada de resultados positivos”, esclarece.

O Centro de Emagrecimento e Performance Humana Rafael Coelho, no RioMar Trade Center,  será reinaugurado nesta segunda-feira, com o novo nome de Instituto Coelho – Emagrecimento e Performance Humana. O local passou por ampliações e agora conta com 100 metros quadrados e seis salas, sendo quatro para atendimentos e duas para procedimentos específicos de emagrecimento, calorimetria e outros. A clínica irá funcionar de segunda a sexta, das 8h até as 22h. O médico Rafael Coelho será o diretor técnico, além de sócio do empresário Gabriel Coelho.

A novidade será a utilização da calorimetria, método não-invasivo para determinar as necessidades nutricionais e a taxa de utilização dos substratos energéticos a partir do consumo de oxigênio e da produção de gás carbônico obtidos por análise do ar inspirado e expirado pelos pulmões. A clínica será a primeira em Pernambuco a usar a técnica.

Serviço

Instituto Coelho - Emagrecimento e Performance Humana
RioMar Trade Center, Sala 2810, Torre A, Pina
Agendamentos: (81) 3877-7003 e 99113-7064

Os 4 pilares do Instituto Coelho

Alimentação saudável
Existem dois tipos de alimentos em relação à capacidade de nutrição: os nutrientes, que trazem benefícios e atuam favoravelmente à genética; e os antinutrientes, que causam inflamação e interferem negativamente na genética.

Atividade física
Os benefícios da prática da atividade física são a diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca, além do aumento da oxigenação tecidual. Existem dois tipos de exercícios: o anaeróbico, incluindo a musculação; e aeróbio, como a corrida.

Regulação do intestino
O funcionamento adequado é importante para o emagrecimento sustentável. Alimentos bons para regular o intestino são fibras, óleo de coco, whey protein, glutamina e ovo, além de tratamento com lactobacilos, que protegem as bactérias boas do órgão.

Melhora do sono
A baixa qualidade do sono também é um fator importante para o aumento da obesidade. No período noturno, o hormônio do bem-estar, a serotonina, se transforma em melatonina, responsável pelo sono reparador. Nesse estágio do sono, as células mobilizam gorduras de forma adequada.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.