Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Hospital de Olhos Santa Luzia oferece atendimento especializado para crianças

Publicado em: 03/06/2021 12:01

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O Hospital de Olhos Santa Luzia, localizado na Zona Norte do Recife, criou o Departamento de Oftalmopediatria, que será voltado para o atendimento de pacientes com idade entre zero e 14 anos. De acordo com o oftalmologista Paula Siqueira, o Conselho Brasileiro de Oftalmopediatria informa que cerca de 20% das crianças em idade escolar podem apresentar algum problema de visão, especialmente miopia, hipermetropia, e astigmatismo.

Ainda segundo a gestão do Hospital, o Departamento de Oftalmopediatria oferecerá análises de profissionais especializados no atendimento infantil, com equipamentos oftalmológicos específicos para atender crianças de diversas idades e necessidades.

“Os cuidados com a visão começam com o Teste do Olhinho logo após o nascimento e devem ser mantidos periodicamente. É importante lembrar que, dependendo da faixa etária, a criança não consegue expressar os problemas. Então o acompanhamento é fundamental”, orienta a oftalmologista Katherine Sales. 

Algumas das doenças que podem acometer as crianças são: ametropias (miopia, hipermetropia e astigmatismo), ambliopia, estrabismo, catarata e glaucoma congênito ou infantil. O uso de telas, principalmente celulares e tablets, tem sido apontado pelos especialistas como um importante fator para o desenvolvimento da miopia entre os mais jovens, assim como surgimento de desvios oculares. 

O atraso no diagnóstico e consequentemente no tratamento de problemas visuais nas crianças pode ocasionar a ambliopia. "Ambliopia é o famoso olho preguiçoso, que não conseguiu atingir a visão adequada para a idade, e necessitará do tratamento com tampão ocular e estimulação visual para que se alcance uma visão final normal", finaliza oftalmologista Milena Barata.

 

 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.