Diario de Pernambuco
Busca

PANDEMIA

Centro Gamaleya atesta que vacina Sputnik V é eficaz contra as variantes do vírus

Publicado em: 22/06/2021 18:16

 (Foto: MAHMUD HAMS / AFP
)
Foto: MAHMUD HAMS / AFP
Nesta terça-feira (22), o chefe do Laboratório de Mecanismos de Mudança Demográfica de Micro-Organismos Patogênicos do Centro Gamaleya, Vladimir Guschin, informou que a eficácia da vacina russa contra a Covid-19, Sputnik V, é de quase 100%, apesar das novas mutações do novo coronavírus. "A Sputnik V, sem dúvida, combate a variante indiana. A vacina segue sendo eficaz, protege quase 100% contra os casos graves e fatais", declarou Guschin.
 
O especialista também acrescentou que o risco da forma média ou grave da Covid 14 vezes menor entre os imunizados com a Sputnik V. “Os que receberam ambas as doses da vacina, em caso de infecção, correm 14 vezes menos risco de ter a doença de forma média ou grave. Neste caso, os vacinados não transmitem um vírus viável, então não são fontes de perigo para outras pessoas. Aparentemente, temos razões para dizer que a probabilidade de transmissão é muito reduzida, claro que é preciso realizar pesquisas detalhadas para entender em quanto. Agora mesmo, acredito que não se trata de deixar de usar máscaras, mas isso é uma indicação que o assunto deve ser estudado mais atentamente”, afirmou Guschin durante o congresso virtual OrgZdrav.
 
No entanto, de acordo com Guschin, segundo os dados disponíveis, a imunidade gerada pela vacina se mantém definitivamente por meio ano e destacou que para melhorar a proteção para um determinado pico da epidemia será necessária a revacinação.
 
A vacina russa Sputnik V já foi aprovada em 66 países, que juntos possuem uma população de mais de 3,2 bilhões de pessoas. O imunizante ocupa a segunda posição mundial em número de aprovações por reguladores estatais. Além disso, a vacina tem eficácia de 97,6% embasada na análise dos dados de 3,8 milhões de cidadãos russos vacinados, sendo esta porcentagem mais alta do que a eficácia revelada anteriormente pela revista científica The Lancet (91,6%), de acordo com o Fundo Russo de Investimentos Diretos e o Centro Gamaleya.
 
A Rússia ainda dispõe do imunizante Sputnik Light, uma versão de dose única da Sputnik V, assim como da EpiVacCorona, que foi desenvolvida pelo Centro Estatal de Pesquisa de Virologia e Biotecnologia Vektor e também a CoviVac, produzida pelo Centro Federal de Pesquisas e Desenvolvimento de Tratamentos Imunobiológicos M.P. Chumakov.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.