Clouds29° / 30° C

Investigação

Vídeo sobre Lula: vereadores bolsonaristas são alvo de processo por quebra de decoro no Recife

Gilson Machado Filho (PL) e Thiago Medina (PL) aparecem fazendo piadas de cunho sexual e capacitista contra o presidente

Publicado em: 06/05/2025 09:43 | Atualizado em: 06/05/2025 10:37

Vereadores  Tiago Medina e Gilson Filho fizeram gestos considerados obscenos  (Foto: Reprodução Redes Sociais)
Vereadores Tiago Medina e Gilson Filho fizeram gestos considerados obscenos (Foto: Reprodução Redes Sociais)
Os vereadores Gilson Machado Filho (PL) e Thiago Medina (PL) são alvo  de um processo administrativo por quebra de decoro parlamentar na Câmara do Recife. 
 
Um grupo de parlamentares fez uma denúncia alegando que, em um vídeo postado nas redes sociais, gravado durante uma sessão, Gilson e Thiago aparecem fazendo piadas de cunho sexual e capacitista contra o presidente Lula (PT).
 
De acordo com informações do G1, a denúncia foi protocolada, na segunda-feira (5), assinada pelos vereadores Cida Pedrosa (PCdoB), Jô Cavalcanti (PSOL), Liana Cirne (PT), Kari
Santos (PT), Rinaldo Júnior (PSB) e Osmar Ricardo (PT). 
 
 

Gilson Machado Filho e Thiago Medina podem ser advertidos ou suspensos por até 30 dias do exercício parlamentar. 

O vídeo, publicado em 29 de abril deste ano, aconteceu durante uma sessão em que foi aprovado o projeto de lei que institui o “Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. 

Conforme a denúncia, nas imagens, eles fazem referência ao acidente de trabalho sofrido por Lula, que resultou na amputação de um dedo.

No vídeo, Gilson Machado comenta ao lado de Thiago Medina: “Nunca vi até hoje alguém levar uma facada fake… Agora perder um dedinho para se aposentar, isso eu já vi”. Ele então questiona onde o dedo de Lula estaria e faz um gesto obsceno. 

No mesmo dia, Medina fez uma publicação no X (antigo Twitter) com a mesma fala da gravação.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua