Diario de Pernambuco
Busca

Reconhecimento

Deputado Carlos Veras recebe honraria de Cidadão Recifense nesta quinta-feira (14)

Com apoio de Humberto Costa, petista é um dos nomes estudados para vice de João Campos na corrida eleitoral

Publicado em: 14/03/2024 05:10 | Atualizado em: 13/03/2024 21:44

Deputado federal Carlos Veras (PT) recebe honraria de Cidadão Recifense nesta quinta-feira (14) (Priscilla Melo/DP Foto)
Deputado federal Carlos Veras (PT) recebe honraria de Cidadão Recifense nesta quinta-feira (14) (Priscilla Melo/DP Foto)
Natural do município de Tabira, no sertão pernambucano, o deputado federal Carlos Veras (PT) recebe o título de Cidadão Recifense nesta quinta-feira (14), em solenidade realizada às 19h30 no Plenário da Câmara Municipal.

Em entrevista ao Diário de Pernambuco, o vice-líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara relembrou a presença da capital pernambucana nas batalhas vencidas e perdidas ao longo de sua vida política e militante, e agradeceu a honra de autoria da vereadora Liana Cirne (PT) e aprovada pelos vereadores.

“Recife foi palco de muitas lutas contra o impeachment da presidente Dilma. Choramos juntos na praça do Derby, na Conde da Boa Vista, no Marco Zero. Lutamos para defender a previdência pública, os direitos trabalhistas. As batalhas travadas no período na presidência da CUT foram referências no mundo inteiro”, rememorou Veras, cujas origens políticas são ligadas aos movimentos sindicais.

“Todos aqueles que vieram para Recife em busca de um trabalho e construíram as suas vidas aqui ajudaram a fazer com que a capital pernambucana crescesse”, disse. “Esse título é fruto do trabalho coletivo de todos que constroem esse mandato conosco, um mandato popular, da classe trabalhadora”, celebrou em sequência.

Casamento com PSB

Apesar de reconhecer a trajetória passada, o título pode ser um indicativo do futuro de Veras no Recife. Nome de confiança no PT e coordenador da bancada pernambucana no Congresso Nacional, o deputado é um dos indicados do partido para disputar o pleito em outubro como vice do prefeito João Campos (PSB) - com o apoio de figuras como o senador Humberto Costa, e os vereadores Liana Cirne e Jairo Britto dentro do partido.

Mas mesmo com PT e PSB seguindo de braços dados nas majoritárias de municípios como Afogados da Ingazeira, Garanhuns e Jaboatão, o casamento em Recife ainda está nebuloso. Compondo o governo com as secretarias de Meio Ambiente e de Habitação, a chapa seria o próximo passo natural para o PT, segundo definição interna. Mas a sigla ainda aguarda uma resposta oficial do prefeito, que ainda não anunciou desligamento da atual vice, Isabella de Roldão (PDT).

Segundo Veras, e reafirmado posteriormente pelo senador Humberto Costa em entrevista ao Diário, João Campos deve se reunir com o presidente Luís Inácio Lula da Silva ainda nesta semana para determinar o caminho a ser traçado, e somente com essa informação o PT deve decidir quais nomes indicar para escolha do prefeito.

“Para nós, o mais importante no momento é que o PT esteja nessa representação, compondo a majoritária. E estando, vamos colocar o nosso nome à disposição para cumprir essa missão”, declarou Veras.

“O PT tem um protagonismo muito forte no Recife. Todas as eleições esteve com votação expressiva no primeiro e segundo turno, ou ganhando as eleições. E achamos justo, normal e natural que o PT possa compor a majoritária nessas eleições”, afirmou, sobre a compreensão do partido em relação a aliança com a atual gestão da capital.

Aliança com Zé Queiroz

Em contato com a reportagem sobre a aliança com João Campos, o senador Humberto Costa também comentou o apoio à candidatura de Zé Queiroz (PDT) em Caruaru, também apoiada pelo prefeito do Recife. A definição veio em reunião com o presidente Lula nesta quarta-feira (13).

“O PDT tinha apresentado o pedido de apoio à candidatura de Zé Queiroz, e o presidente se manifestou favorável, mas queremos uma contrapartida de apoio do PDT para candidaturas no interior e manifestar nossa opinião sobre a composição da chapa”, disse o senador.

“Não estamos demandando nada, mas é uma discussão do diretório municipal e queremos ter uma opinião. A chapa tem que ter um conteúdo progressista”, concluiu.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL