POLÍTICA PARA CRIANÇAS
Livro utiliza a fantasia para despertar a criança para a política
"Uma Bela Cidade, da pernambucana Eugênia Cavalcanti, traz uma abordagem lúdica para tornar temas como eleições, voto, cidadania, políticas públicas e campanha eleitoral acessíveis ao público infantil
Por: Aliny Agostinho
Publicado em: 12/10/2023 06:00 | Atualizado em: 11/10/2023 19:31
Livro uma Bela Cidade, da pernambucana Eugênia Cavalcanti, busca desenvolver na criança a importância da participação na Política para garantir a cidadania e uma cidade melhor. (Foto: Divulgação ) |
Para introduzir crianças ao mundo da política e incentivá-las a participar na melhoria de suas cidades, a escritora pernambucana Eugênia Cavalcanti escreveu o livro "Uma Bela Cidade", voltado ao público infantil. Utilizando uma abordagem lúdica, com personagens infantis e narrativas situadas na fictícia cidade de "Felicitá", para tornar temas como eleições, voto, cidadania, políticas públicas e campanha eleitoral acessíveis às crianças. Além disso, oferece dicas sobre como as crianças podem se envolver na política.
“O livro foi pensado e escrito para crianças entre oito e onze anos de idade. A obra vem para suprir a lacuna de material pedagógico sobre política para crianças, e assessorar pais e professores a conduzir o tema com naturalidade, segurança, apropriação e leveza. A obra irá contribuir para construir desde a infância o conceito elevado sobre Política, a arte da felicidade e serviço ao bem comum. Através dos personagens Anne e Matheus, os pequenos serão levados ao mundo em que a democracia, a justiça e a igualdade ganham vida”, explica Eugênia.
Segundo a escritora, o título “Uma Bela Cidade” para trabalhar o valor estético do belo, com a harmonia de todos na cidade, “a polis”, onde ocorre a vida diária dos cidadãos. Ao longo dessa jornada, as crianças poderão conhecer, ainda, como funcionam os governos, critérios para se tornar um (a) candidato (a), participação na vida da cidade, direitos humanos, entre diversos outros aspectos da política.
"De acordo com a neurociência, é na primeira infância que podemos construir os valores que perseguem toda nossa vida. As crianças são cidadãos em desenvolvimento, daí a importância de se inserir no universo delas o conhecimento puro sobre o que é política e para que serve”, acrescentou Eugênia.
Nascida na cidade de Catende, localizada na Mata Sul de Pernambuco, Eugênia Cavalcanti já estava envolvida em atividades políticas desde a sua juventude. Ela participou ativamente de iniciativas relacionadas à política estudantil, sindical, controle social e pastorais sindicais. Demonstrando seu compromisso com a comunidade.
Aos 25 anos, Eugênia ocupou o cargo de vice-prefeita no município. “O que me levou a escrever o livro Uma Bela Cidade foi minha trajetória de vida engajada na política, primeiro na política estudantil, participei do centro cívico do colégio à época, quando me formei professora me engajei no Sindicato dos Professores do Estado de Pernambuco-delegada regional.” enfatizou.
Graduada em Letras, Pedagogia e Direito e pós-graduada em Informática Educacional e Metodologia do Ensino Religioso, Eugênia atuou, por mais de três décadas, na área pedagógica, quando desempenhou funções de professora primária, supervisora, e coordenadora em Unidades de Ensino do Estado e também da rede particular. Também participou da elaboração de projetos sociais e em palestras sobre temas como Bullying, Grêmio Estudantil, Direitos Fundamentais e Participação das Mulheres na Política.
Há quatro anos, Eugênia assumiu a liderança do perfil "Política para Baixinhos" no Instagram. Nesse espaço, além de criar conteúdo com o objetivo de aproximar as crianças do mundo da política e do bem-estar social, ela também destaca exemplos inspiradores de crianças e adolescentes ao redor do mundo que realizaram ações notáveis em prol da sociedade.
Entre esses exemplos estão ativistas renomadas como Malala Yousafzai e Greta Thunberg. Eugênia está empenhada em combater a descrença que muitos adultos têm em relação à política nos dias de hoje. Ela busca plantar a semente da compreensão de que a política é algo positivo desde a infância, enfatizando que se trata da arte do bem comum e da busca pela felicidade. Ela deseja mostrar às crianças que a política pode ser uma força para o bem e motivá-las a se envolverem de maneira construtiva desde cedo.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS