RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Pacheco elogia compromisso de Lula com meio ambiente
Em Nova York, presidente do Senado afirma que ''felizmente a liderança de um presidente da República que se preocupa'' com a pauta ambiental. Parlamentar tem sido um aliado do governo no Congresso
Publicado em: 19/09/2023 07:44 | Atualizado em: 19/09/2023 07:53
Senador: ''felizmente'' Lula está engajado na defesa do meio ambiente (Denise Rothenburg/CB/D.A Press) |
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse, ontem, que o Brasil tem, atualmente, "felizmente a liderança de um presidente da República que se preocupa" com a pauta ambiental. Desde o início do mandato, o parlamentar tem se aproximado de Luiz Inácio Lula da Silva. A indicação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, por exemplo, é atribuída a Pacheco.
O senador viajou com Lula à China, por exemplo. Também tem feito elogios públicos ao presidente, especialmente em relação à agenda econômica e à política ambiental.
No evento de ontem, um seminário organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Nova York, Pacheco disse que o Brasil tem "oportunidade ímpar" e "capacidade de contribuir com o esforço em favor do planeta". "Desenvolvimento sustentável é prioridade global e tarefa de uma geração, é o desafio do nosso tempo. O contexto atual se apresenta de uma forma muito particular ao Brasil e não resta dúvida de que há um compromisso sério, real e efetivo dos agentes públicos e políticos com o desenvolvimento sustentável do nosso país", afirmou.
Ele defendeu que a proteção dos biomas e o combate às queimadas ilegais sejam prioritários para garantir a preservação das florestas brasileiras, que caracterizou como "recurso fundamental para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas". "O potencial de absorção de carbono, capacidade reguladora da temperatura e seu papel na regulação dos ciclos hidrológicos fazem de nossas florestas um recurso fundamental, absolutamente indispensável, na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas", observou.
As informações são do Correio Braziliense.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS