Clouds27° / 27° C

CONGRESSO

Câmara aprova urgência para votação de minirreforma eleitoral

Texto flexibiliza legislação das cotas para mulheres e negros e reduz prazo de inelegibilidade de políticos. Mérito pode ser votado ainda nesta quarta-feira (13/09)

Publicado em: 13/09/2023 19:11

Congresso Nacional e Palácio do Planalto (foto: Ed Alves/CB/DA.Press)
Congresso Nacional e Palácio do Planalto (foto: Ed Alves/CB/DA.Press)

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (13/09) a urgência para a votação da minirreforma eleitoral, cujo mérito pode ser apreciado ainda hoje.

 

Com 366 votos a favor e 60 contrários, os deputados decidiram acelerar a votação do texto relatado pelo deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), para que as regras previstas possam valer já nas eleições de 2024.

 

As principais alterações previstas no projeto flexibiliza a lei de cotas para negros e mulheres, reduz o prazo de inelegibilidade de um político alvo de alguma condenação e autoriza propaganda na internet no dia da eleição, entre uma série de outras medidas.

 

A série de regras propostas mexem nas Lei de Improbidade e na da Ficha Limpa. O projeto é parte de um pacote que mexe em várias frentes na legislação eleitoral, como a PEC da Anistia e a emenda constitucional que trata das cotas para mulheres.

 

Para entrar em vigência nas eleições do ano que vem, todos essas propostas precisam ser aprovados até 6 de outubro deste ano.

 

 

Confira as informações no Correio Braziliense

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias