Política
Acompanhado por pernambucanos, Lula faz mais uma rodada de agendas no exterior
Presidente esteve em Cuba na semana passada e já está nos Estados Unidos para a Assembleia geral da ONU, que tem início nesta terça-feira (19)
Por: Renan Franza
Por: Diario de Pernambuco
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 19/09/2023 08:00 | Atualizado em: 18/09/2023 20:54
![]() |
Foto: Divulgação |
As agendas internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão a todo vapor. Só neste mês de setembro, o chefe do Executivo já participou de encontros em três países: Índia, Cuba e Estados Unidos.
A escolha de Lula em priorizar os compromissos diplomáticos divide opiniões. Vale ressaltar que o presidente precisou cancelar o anúncio do investimento de R$ 4 bilhões para a conclusão da Refinaria Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, para ir à reunião da Cúpula do G77+China em Cuba.
Fato é que os representantes pernambucanos têm ganhado espaço nas comitivas presidenciais. Entre a noite da última sexta-feira (15) e o sábado (16), o destaque foi da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, que anunciou a retomada da cooperação científica entre Brasil e Cuba. “Temos muitos interesses nessa troca. Eles atuam, por exemplo, na área de investigação de doenças raras, diabetes e na fabricação de fármacos, que é uma das questões desafiadoras para o Brasil. Na balança comercial brasileira, nós temos um déficit de US$ 20 bilhões de dólares (com medicamentos). Então, tudo o que vier a agregar desenvolvimento, pesquisa, conhecimento tecnológico é o que nos interessa. Essa lógica do ‘ganha-ganha’ é tudo o que nós desejamos”, disse a ministra. A agenda na Ilha, que não recebia visita presidencial desde 2014, também contou com a presença dos ministros da Saúde, Nísia Trindade, e Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira
Já no dia de ontem (18), o estado foi representado no exterior pelo deputado federal Pedro Campos (PSB), que embarcou com a comitiva presidencial para Nova Iorque, em iniciativa da Confederação Nacional da Indústria com o Governo Federal que reúne representantes empresariais e governamentais do Brasil e dos Estados Unidos, evento que antecede a 78ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que tem início nesta terça-feira (19).
O foco da discussão entre brasileiros e americanos foi o campo de possibilidades para uma economia mais verde e mais comprometida com a sustentabilidade. O debate foi realizado na sede da Bolsa de Valores de Nova Iorque. “O nosso país reocupa o seu posto de protagonista nas discussões ambientais no cenário internacional. Em nosso país, Câmara, Senado e Governo Federal estão alinhados pelo desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo”, afirmou o parlamentar pernambucano. O tema está em total consonância com a Assembleia da ONU, que traz a temática “Paz, Prosperidade, Progresso e Sustentabilidade”. “O Brasil chega na Assembleia Geral unido pelo desenvolvimento verde, amarelo e azul. Verde, representando a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente; amarelo, da geração e da distribuição de riquezas, principalmente para aqueles que mais precisam; e o azul celeste dos nossos valores do humanismo, da dignidade da pessoa humana, da inclusão e da diversidade” explicou Pedro Campos, que é coordenador de Energias Renováveis da Frente Parlamentar Ambientalista.
A comitiva de Lula em Nova Iorque é uma das maiores da gestão petista em agendas de mesma natureza, e conta com ampla participação de diversos ministros e parlamentares do Congresso Nacional, incluindo os presidentes da Câmara e Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Confira a lista completa:
Senado Federal
- Ana Paula Lobato (PSB-MA) - Vice-líder do PSB
- Fabiano Contrato (PT-ES) - Líder do PT
- Jaques Wagner (PT-BA) - Líder do Governo no Senado
- Augusta Brito (PT-CE)
- Rodrigo Pacheco (PSD-MG) – Presidente
- Davi Alcolumbre (UB-AP) - Presidente da Comissão de Constituição e Justiça
Câmara dos Deputados
- Arthur Lira (PP/AL) – Presidente
- Bruno Ganem (Podemos/SP)
- Duda Salabert (PDT/MG)
- Elmar Nascimento (União/BA) – Líder do União
- Fred Costa (Patriota/MG) - Líder do Patriota
- Luis Tibé (Avante/MG) - Líder do Avante
- Zeca Dirceu (PT/PR) – Líder do PT
- Welinton Prado (Solidariedade/MG)
- Duarte Jr. (PSB/MA)
- Guilherme Boulos - Líder da Federação PSOL-Rede
- Natalia Bonavides (PT/RN)
- Dandara (PT/MG)
- Pedro Campos (PSB/PE)
- Antonio Brito (PSD/BA) – Líder do PSD
- Jack Rocha (PT/ES)
Corpo ministerial
- Marina Silva (Meio Ambiente)
- Nísia Trindade (Saúde)
- Cida Gonçalves (Mulheres)
- Margareth Menezes (Cultura)
- Sônia Guajajara (Povos Indígenas)
- Esther Dweck (Gestão e Inovação)
- Alexandre Silveira (Minas e Energia)
- Jader Filho (Cidades)
- Márcio Macedo (Secretaria-Geral)
- Luiz Marinho (Trabalho e Emprego)
- Mauro Vieira (Relações Exteriores)
- Fernando Haddad (Fazenda)
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS