DIREÇÃO

PSDB promete 'reformulação' em seminário nacional

Governadora de Pernambuco e vice-presidente nacional do partido, Raquel Lyra confirmou presença no encontro que vai traçar diretrizes para as eleições de 2024

Publicado em: 22/08/2023 08:30

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) irá promover, na próxima quinta-feira (24), um seminário para traçar as novas diretrizes da legenda. O evento vai ser realizado em Brasília e já tem presença confirmada de grandes quadros políticos. Além do presidente nacional do partido e governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também estarão presentes os outros dois governadores tucanos com mandato em exercício: Raquel Lyra, de Pernambuco, e Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul.

Após um período de entrevistas com a população e pesquisas qualitativas de lideranças e dirigentes, o PSDB busca traçar os primeiros passos para as eleições municipais de 2024, além do projeto de “revitalizar as bandeiras”. O slogan pode ser traduzido como uma tentativa para trazer mais competitividade à legenda, que perdeu o posto de antagonista ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde as eleições presidenciais de 2014. E que tem visto ser reduzida, eleição após eleição, a representatividade parlamentar no Congresso Nacional e nos estados.

A sigla tucana chegou a afirmar, em comunicado oficial, que “não fará parte do atual governo federal comandado pelo PT, em cargo nenhum e sob nenhum pretexto". A declaração marcou a volta do PSDB ao campo de principal antagonista ideológico-partidário do PT de Luiz Inácio Lula da Silva.

Em 2022, o partido viu a representatividade encolher nos 26 estados e no Distrito Federal, e teve a baixa de um dos nomes mais tradicionais de sua militância: o ex-governador e atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), que foi para a legenda socialista em busca de uma “dobradinha” com o PT do então candidato Lula.

Pernambuco
Em Pernambuco, o partido não levou para o Congresso Nacional nenhum deputado federa ou senador, entre os 25  e três representantes do estado, respectivamente. Na Assembleia Legislativa (Alepe), conta com três deputados estaduais, sendo um deles o presidente da Casa, Álvaro Porto. Os tucanos também não possuem representação expressiva nas prefeituras, com apenas cinco dentre as 184 do estado.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL