° / °

Acervo
DIPLOMACIA

Lula volta a criticar ONU: ''Pouca representatividade, não cumpre mais''

Presidente Lula está em Joanesburgo para a 15ª Cúpula do Brics, e defendeu a reforma do Conselho de Segurança e organismos multilaterais

Publicado: 22/08/2023 às 10:42

A declaração ocorreu durante o programa Conversa com o Presidente, nesta terça-feira (22/08)./Hugo Barreto/Metrópoles

A declaração ocorreu durante o programa Conversa com o Presidente, nesta terça-feira (22/08)./Hugo Barreto/Metrópoles

A declaração ocorreu durante o programa Conversa com o Presidente, nesta terça-feira (22/08). 
Em Joanesburgo para participar da 15ª Cúpula do Brics, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o atual formato da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Conselho de Segurança, ao afirmar que “eles não funcionam mais”.

Segundo Lula, o funcionamento adequado da ONU e de outros organismos multilaterais representa a manutenção da paz, um combate efetivo às mudanças climáticas e a proteção da democracia. “Nós precisamos utilizar a ONU para tentar encontar a paz no mundo, a ONU precisar ser muito forte”, prosseguiu.

Confira a reportagem completa no Metrópoles.
Mais de Acervo