CONGRESSO
Deputados ouvem apelo por mais verba para ciência e tecnologia
Publicado em: 02/08/2023 19:03
![]() |
Foto: Câmara dos Deputados |
O diretor-presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, apresentou investimentos na área de ciência e tecnologia, que vão desde universidades até grandes empresas, durante reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (2/8). Na ocasião, pediu ajuda dos parlamentares presentes para levar mais investimento à área.
A Finep é uma empresa brasileira que incentiva universidades, institutos tecnológicos e também instituições privadas, a qual está ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A financiadora realiza a administração do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), que tem o papel de realizar incentivos financeiros e contábeis com a intenção de promover o desenvolvimento econômico e social do país. De acordo com dados apresentados pelo presidente da Finep, o país vem recebendo cada vez menos orçamento para o FNDCT.
"É muito importante garantirmos no novo arcabouço fiscal que o financiamento da tecnologia e inovação fique de fora, para garantir investimento", afirma o presidente. Ele ainda cita que "em todos os países, o maior cliente é o poder público", referindo-se à possibilidade de destinar parte do Produto Interno Bruto (PIB) à área tecnológica.
Quando perguntado pela comissão o que pode ser feito para auxiliar na busca por mais verba para a área, ele respondeu que destinar parte do fundo social do pré-sal para a ciência significaria "dobrar o valor do orçamento para a ciência".
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS