ENTREVISTA
Salazar: 'Mente quem diz que não tem medo de urna'
Por: Renan Franza
Publicado em: 17/06/2023 09:00
![]() |
Foto: Divulgação |
A pouco mais de um ano para o início do período eleitoral de 2024, quando estarão em jogo cargos para as câmaras municipais e prefeituras de todo o estado, o líder do governo de João Campos (PSB) na Câmara do Recife, vereador Samuel Salazar (MDB), conversou com o Diario de Pernambuco sobre as expectativas para uma nova disputa nas urnas e o clima entre os parlamentares da base aliada na Casa de José Mariano.
Trajetória
“Gosto de dizer que estou vereador, mas sou advogado desde 2009. Fui assessor da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos na gestão do ex-governador Eduardo Campos e depois fui diretor jurídico da Arpe [Agência Reguladora de Pernambuco] e do Ipem [Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco]. No início do primeiro mandato do ex-governador Paulo Câmara, fui para a Superintendência do Ministério da Agricultura. Entrei na Câmara do Recife em 2019, na primeira suplência na chapa do PRTB, substituindo Marco Aurélio, eleito deputado estadual no ano anterior. No pouco tempo em que atuei, obtive representação expressiva e, em 2020, fui um dos vereadores mais votados. Logo em seguida, no início da segunda legislatura, fui convidado pelo prefeito João Campos para assumir a liderança do governo.”
Eleições
“Sempre digo que quem não tem medo de urna está mentindo. Trabalho incansavelmente todos os dias, desde o início do mandato. Não posso dizer como vai ser a minha votação, pois isso só depende do povo, mas a nossa atuação é de muitas visitas às comunidades, vistorias e fiscalizações para buscar cada vez mais melhorias. É natural querer renovar o mandato, e acredito que tenho boa receptividade em algumas das comunidades do Recife.”
João Campos
“Sobre o prefeito João Campos, digo e repito que quem diz que não tem medo de urna está mentindo, embora ele venha muito focado e obstinado a fazer uma boa gestão. Estamos no sexto mês do terceiro ano de mandato, então, faltando pouco mais de um ano para a conclusão, João já teve a oportunidade de mostrar à população o seu ritmo de trabalho. E o reflexo da satisfação está nas pesquisas, que mostraram uma aceitação muito positiva, o que naturalmente gera uma perspectiva de reeleição, mas acredito que o resultado eleitoral será consequência do bom trabalho que ele vem desenvolvendo.”
Impasse no MDB
“Já disse em algumas ocasiões e reafirmo que pretendo ficar no MDB. Tenho uma boa relação dentro do partido e é natural que se tenham debates e discussões para decidir em quais caminhos iremos seguir. No que depender de mim, farei de tudo para manter o partido na base de João Campos, tentarei até às últimas consequências firmar esse diálogo. Quem está [no partido] sabe da minha posição e de que lado estou.”
Entregas
“A minha identificação maior é com temas relacionados ao meio ambiente e à educação, são pautas que me chamam atenção. Tenho um bom trabalho e sempre busco melhorias e tenho alguns projetos nesse sentido. Existe uma lei de minha autoria que está pendente e versa sobre a destinação do plástico e o incentivo à reciclagem. Outro ponto é a defesa do Compaz [Centro Comunitários da Paz], que é um exemplo a ser seguido em todo o Brasil.”
Liderança
“A liderança do governo acaba me tomando tempo, pois acabo ficando mais atento às pautas do Executivo e a demandas pontuais nas comunidades, como o calçamento de ruas, obras importantes nos morros, implementação de creches nas zonas mais dependentes desse tipo de equipamento. Se você fizer uma enquete, perceberá que as principais dores da população estão justamente em torno dessas pautas de urbanização, e é muito gratificante ver a realização de diversos sonhos se concretizando com o nosso trabalho.”
Câmara do Recife
“Enxergo em relação à legislatura passada uma relação harmônica, apesar de a oposição ter se mantido praticamente com o mesmo número. Claro, temos alguns debates mais calorosos, por exemplo com o líder da oposição, Alcides Cardoso (PSDB), mas nada fora do cordial. Gosto de brincar que a gestão de João Campos é tão exitosa que cobre até as demandas da oposição, sem deixar margem para os confrontos mais acirrados.”
Diálogo
“Estamos à disposição do cidadão recifense para receber as demandas, seja no nosso gabinete ou através das redes sociais. A minha meta e o recado que deixo é esse: vamos trabalhar por uma cidade cada vez melhor.”
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS