CAPACIDADE DE PAGAMENTO

Recife garante nota B no Tesouro Nacional

Publicado em: 13/06/2023 21:00

 (Foto: Rafael Vieira/DP)
Foto: Rafael Vieira/DP
A Prefeitura do Recife atingiu, pelo segundo ano consecutivo, a nota B na Capacidade de Pagamento (Capag). O indicador é um diagnóstico realizado anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional, que analisa a situação fiscal e o impacto de novos endividamentos em estados e municípios.

Com as pontuações em 2021 e 2022, a capital pernambucana consolidou medidas de tratamento das contas públicas municipais nos dois primeiros anos da gestão João Campos (PSB), tendo garantido a execução e a continuidade do plano de investimentos da cidade. Ainda de acordo com o Tesouro Nacional, o município apresentou melhorias em todos os indicadores apurados pelo órgão.

A conquista da Capag B foi determinante para viabilizar os R$ 2 bilhões em contrato junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), assinado em Washington, nos Estados Unidos, no último mês de maio, a maior operação de crédito realizada pela instituição com uma prefeitura.

De acordo com a secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer, a pontuação fortalece a confiabilidade do Recife frente às instituições de crédito em todo o mundo e ao governo federal, que se coloca como garantidor de operações financeiras feitas pela cidade.

“A Prefeitura do Recife tem o planejamento de realizar fortes investimentos em infraestrutura e na proteção à população vulnerável, e o governo federal também entende a necessidade desses aportes. Com o Recife apresentando equilíbrio fiscal e controle das contas públicas, a União se sente segura em garantir que os investimentos se concretizem com operações de crédito em bancos e instituições de desenvolvimento”, disse a secretária.

“Conquistamos o equilíbrio em 2021 e validamos o modelo de trabalho em 2022, assegurando a aptidão para receber e honrar os aportes contraídos, viabilizar novos e entregar as contrapartidas desses acordos”, acrescentou Maíra.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL