Acervo
EMPREENDEDORISMO
Presidente do Sebrae comemora primeira edição do NEon
Publicado: 03/06/2023 às 08:00

/Foto: Meireles Junior/Divulgação
O Diario de Pernambuco acompanhou um dia de agendas do novo presidente nacional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Décio Lima. Em sua terceira visita ao Nordeste, com apenas três meses à frente do cargo, o dirigente esteve em São Luís, no Maranhão, para participar da primeira edição do Nordeste On (NEon), feira de negócios que reuniu 270 startups de todos os nove estados da região, além do Pará.
O comandante nacional do sistema chama de “Pelo Brasil” a série de visitas que pretende fazer, ainda neste primeiro capítulo de sua gestão, aos 27 estados brasileiros, ampliando ainda mais a base das parcerias com governos e municípios.
Internamente, os membros da instituição acreditam que o grande propósito do comandante do Sebrae se alinha ao do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que o indicou ao cargo. Décio, por sua vez, define como principal objetivo “minimizar as desigualdades sociais por meio do empreendedorismo”.
A agenda política do diretor do Sebrae teve início com uma reunião com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, do PSD, quando assinou um termo de renovação do programa “Cidade Empreendedora” para o seu terceiro ciclo. A iniciativa atende municípios maranhenses da capital ao interior, e leva o espírito empreendedor até as zonas mais remotas.
O estado como um todo enfrenta uma dura realidade: o Maranhão tem o maior número de pessoas em situação de pobreza no Brasil. A presença da indústria não é tão forte como o é em Pernambuco, por exemplo. Foi então que o Sebrae enxergou uma janela de oportunidades. E por meio do incentivo à produção feita a partir de matérias-primas locais, com investimento em soluções sustentáveis, o grupo facilitou o acesso dos dos produtores locais às novas tecnologias oferecidas pelas startups.
Na solenidade com o prefeito da capital, São Luís foi relembrado como case de sucesso do Sebrae, por ter aproveitado os ciclos de apoio da instituição para desenvolver o turismo regional, o cenário comercial e firmar bases com o pequeno empresário. “Fico admirado com a coragem e a garra que esse povo tem para alcançar os seus objetivos. O que está acontecendo aqui é que são aproveitadas as oportunidades. E o maior desejo do Sebrae é esse: que os políticos abracem as oportunidades para juntos, fazermos acontecer”, afirmou Décio.
Depois de um almoço com políticos, líderes de outras instituições do Sistema S e empresários do Maranhão, Décio seguiu para o Multicenter (principal centro de convenções de São Luís) e acompanhou o último dia do NEon. Aos colaboradores do Sebrae Maranhão, disse: “O futuro está aqui. Apesar das adversidades, essa gente tem a garra para fazer acontecer”.
Para os maranhenses, a visita caiu como uma grande reconciliação. Apesar da dimensão do Sebrae no estado, há 11 anos um presidente nacional da instituição não pisava na terra dos lençóis. O presidente do Sebrae-MA, Celso Gonçalo, não deixou de expressar a sua gratidão. “Esse encontro é em respeito a todas as pessoas que ajudaram a construir o Sebrae nos últimos 50 anos, que ainda é um menino. Nós sabíamos que o senhor era bom, mas nos surpreendemos ainda mais depois do dia de hoje”, enfatizou.
Perfil
Bem-humorado e articulado, Décio Lima fez questão de cumprimentar a todos pelo nome e com um aperto de mãos em todos os locais que passava. O traquejo vem de anos de experiência na vida pública. O professor e advogado é aliado histórico do Partido dos Trabalhadores (PT), sigla a qual preside em Blumenau, cidade em que foi prefeito de 1997 a 2005.
Décio não esconde o seu apoio a Lula. Muito pelo contrário, faz questão de demonstrá-lo em suas redes sociais, celebrando os números e compartilhando dados do atual governo federal.
Além da experiência no Executivo, Décio também atuou na esfera legislativa por mais de 10 anos como deputado federal. Na Câmara por três mandatos consecutivos (2007 a 2019), o petista descansou da vida política, ao menos por enquanto, para assumir, em março deste ano, o Sebrae.
Em um de seus discursos ao longo do dia, fez questão de enaltecer a soberania do Sebrae. “Foi com muito trabalho que conseguimos chegar ao patamar de oitava marca do Brasil. Somos a maior instituição do Sistema S, e não é por isso que vamos nos acomodar, vamos sempre por mais”, pontuou.
Na visão de Décio, o empreendedorismo é o caminho chave para superar as barreiras de desigualdade econômica no Brasil. “Antes, se acordava e dizia ‘quero arrumar um emprego’. Hoje, as pessoas têm vontade de empreender, e o capitalismo proporciona essa possibilidade, de colocar a todos em uma posição de garantia de renda e trabalho, ajudando no desenvolvimento do país”, disparou.
“O capitalismo tem que ser dominado pelos pequenos. 99% dos CNPJs são microempreendedores, e todos eles são detentores de apenas 30% da geração de lucro da iniciativa privada. Apenas 1% do CNPJ é formado por grandes empresas, que detêm 70% da rentabilidade. Precisamos trabalhar para diminuir essa margem e fazer do Brasil um país mais justo e menos desigual”, complementou.
Fica claro em seu discurso a visão descentralizadora. É fato que as regiões Sul e Sudeste têm uma maior consolidação socioeconômica do que o Norte e Nordeste. A perspectiva é criar um ambiente de negócios mais competitivo e diversificado entre as regiões para que o capital humano não migre para o eixo Rio-São Paulo. “Com todo o respeito aos paulistas, São Paulo jamais viveu, vive ou viverá a realidade dos nordestinos. É com a garra dessa gente que queremos aumentar ainda mais as oportunidades”, pontuou.