Acervo
AGENDA PRESIDENCIAL
Humberto comemora relançamento do Farmácia Popular
Publicado: 07/06/2023 às 10:00

/Foto: Roberto Stuckert Filho/Divulgação
Ministro da Saúde no primeiro governo do presidente Lula (PT), o senador Humberto Costa (PT) celebrou a decisão da pasta em relançar o programa Farmácia Popular em ato nesta quarta-feira (7), no Recife. Criada em 2004, a iniciativa vai ser retomada quase uma década após ter sido implantada pelo governo federal com o objetivo de garantir medicamentos gratuitos ou a baixo custo para a população.
A solenidade no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, está prevista para ter início às 9h30. Esse é o segundo compromisso da agenda de Lula em Pernambuco. Ontem (6), o presidente visitou as instalações da Stellantis, no município de Goiana, na Mata Norte, onde participou do início de uma linha de produção de um novo modelo de picape da marca Ram. A visita ao estado se encerra ainda na manhã de hoje, com a inauguração de um campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no bairro de Maranguape I, no Paulista.
Responsável pela concepção do Farmácia Popular, Humberto disse ser motivo de alegria “ver uma política de assistência fundamental à população sendo recuperada e trazida de volta ao dia a dia dos brasileiros”. "Os governos [dos ex-presidentes] Temer (MDB) e Bolsonaro (PL) destruíram o Farmácia Popular, cujo propósito era o de oferecer medicamentos gratuitos ou a baixo custo para as pessoas. Asmáticos, cardíacos, hipertensos, diabéticos… Muita gente se valia do programa e se viu abandonada pelo seu desmonte", afirmou o senador.
Segundo ele, durante a gestão de Michel Temer, cerca de 400 unidades próprias do projeto foram fechadas. “Em seguida, houve um processo de descredenciamento de farmácias privadas, chegando a encerrar contrato com mais de 1,5 mil delas em todo o país”, observou o petista.
"Passaram a faltar itens básicos para as pessoas, especialmente os idosos. Então é com muita alegria que vejo o presidente Lula vir a Pernambuco para relançar um programa tão importante como esse, que criamos há quase 20 anos. É a certeza de que o Brasil voltou. E voltou com um governo comprometido em cuidar das pessoas", pontuou Humberto.