TROCA DE COMANDO
Empossado novo superintendente do Incra em Pernambuco
Por: Aliny Agostinho
Publicado em: 15/04/2023 07:00
![]() |
Foto: Divulgação |
Nomeado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no último dia 2 de abril, como novo superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Pernambuco para o quadriênio 2023-2026, Givaldo Cavalcanti Ferreira assumiu as funções na manhã desta sexta-feira (14), em solenidade realizada na sede do órgão, no Recife. A cerimônia de posse contou com a presença de autoridades e lideranças sindicais, políticas e de movimentos sociais.
Givaldo afirmou estar “satisfeito” com o reconhecimento de sua “trajetória de luta” e disse estar ciente dos desafios que norteiam os debates relacionados à reforma agrária. “Mas tenho certeza de que poderemos avançar muito, com trabalho e muita vontade de trazer políticas públicas que beneficiem o povo pernambucano”, acrescentou.
O novo superintendente ressaltou que o órgão irá reabrir as portas para os movimentos sociais e que vai a Brasília nas próximas semanas em busca de recursos para que o Incra possa garantir a execução de ações no campo. Segundo ele, nos últimos seis anos, período em que o país esteve sob os governos dos ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), “o Incra fechou as portas para o povo”.
“Mas chega de sofrimento. Está na hora de respirar novos ares. [...] Nos últimos anos, recebemos um corte de 95% no orçamento. Isso é muito grave. Não dá para avançar dessa forma. Por isso é tão importante a unificação dos movimentos, para que possamos ganhar força. É muito importante o apoio dos parlamentares porque, sozinhos, não conseguimos avançar”, contou Givaldo à reportagem do Diario de Pernambuco.
Ele ainda destacou que, assim que o presidente Lula retornar da viagem à China, pretende montar uma agenda junto a prefeitos para que se possa assegurar o suporte necessário aos assentados. “Quando chega o crédito ao município, é dinheiro aquecendo a economia, melhorando a qualidade de vida, gerando mais empregos”, defendeu Givaldo.
Perfil
Agricultor familiar natural da cidade de Bom Conselho, Givaldo Cavalcanti atua como dirigente sindical desde 2006, tendo presidido o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Conselho, entre 2010 e 2018. Além disso, foi coordenador da Cooperativa Bem Morar, ligada à Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape).
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS