° / °

Acervo
ELEIÇÕES 2024

Presidente do UB em Itamaracá propõe resgate da ilha: 'Patrimônio de Pernambuco'

Publicado: 29/03/2023 às 07:00

/Foto: Divulgação

/Foto: Divulgação

Eleito na última quinta-feira (23) para comandar o diretório municipal do União Brasil (UB) na Ilha de Itamaracá, o ex-secretário municipal de Turismo, Bruno Reis conversou com a reportagem do Diario de Pernambuco sobre a atual situação do município e creditou aos governos estadual e municipal “o cenário de abandono de um diamante que pertence ao povo de Pernambuco”.

Ligado ao deputado federal e presidente nacional do UB, Luciano Bivar, Bruno evitou se colocar como pré-candidato da sigla à disputa majoritária em 2024, mas disse que tem conversado com lideranças políticas locais e estendido o diálogo para o Porto Digital do Recife.

“A minha chegada como presidente do partido foi se deu no sentido de estruturar a legenda na Ilha de Itamaracá. [...] A ilha carece de quase tudo, principalmente na área de tecnologia”, disse à reportagem.

Sem se comprometer com uma eventual candidatura a prefeito nas próximas eleições, Bruno Reis destacou que, em um primeiro momento, tem como principal projeto “fazer com que o pernambucano venha novamente a se apoderar da ilha”. “Esse é o foco, que independe de eu estar ou não à frente da gestão municipal”, comentou.

Apesar da cautela, o político assegurou que seu nome está “à disposição”, caso surja como opção. “Que seja feito um resgate em relação à ilha. Que o governo do estado, junto com o Governo Federal e o município vejam a ilha como um grande potencial a ser explorado. A Ilha de Itamaracá é uma área de preservação ambiental, mas que não conta com saneamento básico; falta água, falta todo tipo de infraestrutura”, declarou.

Bruno não quis avaliar a gestão do atual prefeito da Ilha de Itamaracá, Paulo Batista Andrade, do Republicanos. “Acho que o que aconteceu foi um abandono geral dos governos tanto do estado como do município em relação a um diamante que Pernambuco tem. Todo mundo gostaria de ter um local como aquele em seu estado para transformar em um dos maiores potenciais turísticos. Por que esse abandono, esse esquecimento?”, questionou.

Bruno relembrou o recente acordo firmado entre os governos federal e estadual pela gestão compartilhada de Fernando de Noronha. Segundo ele, apesar de Itamaracá não estar na mesma situação do arquipélago, diante das demandas que apresenta, a ilha poderia experimentar, no futuro, um modelo de administração semelhante.

Reis disse ainda que irá conversar com parlamentares pernambucanos para conseguir recursos para o município, que, segundo relatou, apresentaria dificuldades para realizar projetos por falta de qualificação técnica. “Itamaracá é um patrimônio de Pernambuco que precisa ser resgatado, para que possamos voltar a valorizar seu trade turístico. [...] Espero que o governo do estado veja isso como um grande potencial”, ponderou.
Mais de Acervo