Diario de Pernambuco
Busca

CONGRESSO

PSB e PT anunciarão apoio à reeleição de Lira nesta terça-feira

Publicado em: 28/11/2022 21:25

 (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)
Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Os partidos do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) anunciarão formalmente apoio à reeleição do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) nesta terça-feira (28). O anúncio será feito de maneira conjunta, às 16h. Além do PT e do PSB, compõem a federação o PV e o PCdoB, que podem também aderir ao apoio.

Com isso, o caminho para a recondução de Lira à liderança da Casa fica cada vez mais pavimentado. Na última semana, o atual presidente da Casa recebeu apoio formal do PDT, Republicanos e, mais recentemente, do União Brasil. Na última quarta-feira (23), o partido liderado por Luciano Bivar (União-PE) formalizou o apoio à reeleição do presidente da Casa. Em troca, Bivar, que era cotado para concorrer com Lira ao posto, negociou a permanência dele no comando da Primeira Secretaria da Câmara.

A eleição da nova mesa diretora ocorrerá em fevereiro de 2023, e até o momento não possui outro candidato provável a competir pelo cargo de Arthur Lira. Com esse movimento, as farpas trocadas por Lula e Lira ficam no passado. O presidente eleito chegou a chamar Lira de "imperador”, e acusar o deputado de tentar implantar o “semipresidencialismo” no Brasil. O presidente da Câmara rebateu, alegando que os dois não se conheciam e sequer haviam tomado um café juntos. “Eu posso até ser comparado a um imperador, mas nunca a um ditador. Eu não tenho projeto de longo prazo, eu tenho possibilidade de me eleger juridicamente, constitucionalmente, mas se vou ser ou não é outra coisa. Falar de mim sem me conhecer é má fé”, rebateu.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL