Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

ELEIÇÕES 2022

Embaixada dos EUA defende sistema eleitoral brasileiro: 'Modelo para o mundo'

Publicado em: 19/07/2022 22:17

 (Foto: CLAUBER CAETANO / Brazilian Presidency / AFP)
Foto: CLAUBER CAETANO / Brazilian Presidency / AFP
A Embaixada dos Estados Unidos defendeu, na noite desta terça-feira (19/7), a confiabilidade do processo eleitoral brasileiro. A instituição disse que o sistema é um exemplo mundial e que as eleições “servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo”.

“As eleições brasileiras, conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas, servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo”, diz a nota.

“Como já declaramos anteriormente, as eleições do Brasil são para os brasileiros decidirem. Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras. O país tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência e altos níveis de participação dos eleitores”, completa.

A embaixada diz ainda que está confiante na lisura do processo deste ano, que deve refletir sobre o desejo do eleitorado brasileiro. “Os cidadãos e as instituições brasileiras continuam a demonstrar seu profundo compromisso com a democracia. À medida que os brasileiros confiam em seu sistema eleitoral, o Brasil mostrará ao mundo, mais uma vez, a força duradoura de sua democracia”, concluiu.

Ataques do presidente

Na tarde de segunda-feira (18), o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma série de ataques às urnas eletrônicas e disseminou diversas notícias falsas sobre a confiabilidade do sistema de votação do país durante reunião com embaixadores. O presidente também insistiu no discurso de que os magistrados tentam constantemente “desestabilizar” seu governo.

Após as acusações de Bolsonaro, o ministro Edson Fachin deu recados duros ao chefe do Executivo. O presidente do TSE disse que estão tentando “sequestrar a opinião pública” e que é hora de “dizer um basta”.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Em busca de água, indígenas brasileiros encontram novo lar
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Grupo Diario de Pernambuco