Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

A partir desta quarta, pré-candidatos ao governo de PE já podem ter nomes oficializados para as eleições

Publicado em: 19/07/2022 19:55 | Atualizado em: 19/07/2022 22:10

 (Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)
Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE
A partir desta quarta-feira até o próximo dia cinco de agosto, serão realizadas as convenções partidárias, período em que os partidos políticos se reúnem para bater o martelo sobre os/as candidatos/as que devem concorrer às eleições deste ano, tanto para o Legislativo quanto para o Executivo. Na disputa pelo governo do estado, Pernambuco conta com 11 pré-candidaturas que aguardam homologação de seus nomes para, assim, entrar de vez na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas. Dentre elas, quatro chapas estão completamente formadas, as outras ainda negociam nomes que devem ocupar as vagas de vice e/ou Senado. 

Entre os/as pré-candidatos/as ao governo do estado, Marília Arraes (Solidariedade), saiu na frente, e foi a primeira a definir todos os nomes que compõem sua chapa. Na vaga de vice ela conta com o apoio do deputado federal Sebastião Oliveira (Avante), enquanto, o também deputado federal, André de Paula (PSD) disputará a vaga ao Senado. A oficialização do nome de Marília para a disputa pelo Palácio do campo das Princesas deve ocorrer no próximo dia 31 de julho, em evento no Classic Hall.

Nesta terça-feira, o pré-candidato João Arnaldo (Psol) apresentou sua candidata a vice, Alice Gabino (Rede), durante a homologação da federação entre Psol e Rede em Pernambuco. Eugênia Lima é quem ocupa a vaga para o cargo de senadora. No próximo dia 30, o Psol realizará sua convenção partidária, onde João Arnaldo deve ter seu nome oficializado para o pleito deste ano. 

Dando sequência à dinâmica de apresentações, amanhã será a vez do deputado federal Danilo Cabral (PSB) apresentar ao eleitorado pernambucano sua candidata a vice-governadora, durante a visita do ex-presidente Lula a Garanhuns, Agreste pernambucano. A atual vice-governadora do estado, Luciana Santos (PCdoB), teve seu nome indicado para a vaga durante reunião de conselho político da Frente Popular, realizada hoje. Na mesma chapa, a deputada estadual Teresa Leitão (PT) ocupa a vaga ao Senado. No próximo dia cinco de agosto, Danilo terá sua candidatura oficializada em convenção do PSB. 

Com convenção marcada para acontecer no próximo dia 22 de julho, o pré-candidato Jadilson Bombeiro (PMB) apresentará oficialmente os nomes que integram sua chapa: Tenente Rose (PMB), na vice; e Téio Ramos (PMB) na disputa pela vaga ao Senado. O mesmo movimento será feito pela pré-candidata Claudia Ribeiro (PSTU), dia 23 de julho, quando apresentará oficialmente os nomes de Mariano Macedo e Dayse Medeiros, para a vice e vaga ao Senado, respectivamente. 

Enquanto isso, os pré-candidatos Miguel Coelho (União Brasil), Wellington Carneiro (PTB) e Jones Manoel (PCB) ainda estão na busca por um nome ao Senado. Para a vice, Miguel optou pela deputada estadual Alessandra Vieira (União), já Wellington conta com o apoio da advogada Carol Tosaka; a assistente social Raline Almeida compõe com Jones Manoel. Já Anderson Ferreira (PL), que tem como companheiro de chapa o pré-candidato ao Senado Gilson Machado (PL), ainda negocia um nome para ocupar a vaga de candidato/a a vice-governador (a), em entrevista recente o liberal já declarou que pretende escolher um nome feminino. 

Também na disputa pelo governo de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB) ainda não definiu os nomes que devem compor sua chapa majoritária. A expectativa é de que ela apresente a deputada estadual Priscila Krause (Cidadania) como candidata a vice-governadora. Durante uma entrevista concedida ao Diario, em junho, a tucana disse que era isso que “o povo quer”. Para a vaga ao Senado, fontes próximas da ex-prefeita de Caruaru indicam que Armando Monteiro (PSDB) deve ser o candidato ao Senado. Movimentações que serão elucidadas até cinco de agosto, quando será encerrada o período das convenções. 

Convenções partidárias:

Jadilson Bombeiro (PMB) – 22 de julho, Casa de Show Arena, avenida Beberibe
Cláudia Ribeiro (PSTU) – 23 de julho, no Movimento de Trabalhadores Cristãos (MTC)
Jones Manoel (PCB) – 27 de julho, sede nova do PCB, Edifício Texas.
Raquel Lyra (PSDB) – 30 de julho, Clube Português
João Arnaldo (PSOL) – 30 de julho, data e local indefinidos
Wellington Carneiro (PTB) – 30 de julho, Recife Praia Hotel, no Pina
Marília Arraes (SD) – previsão 31 de julho, a expectativa é de que ocorra no Classic Hall
Anderson Ferreira (PL) – 31 de julho, no Clube Português.
Miguel Coelho (União Brasil) - Dia 31 de julho, no Clube Internacional
Danilo Cabral (PSB) – 5 de agosto, no Clube Português

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Em busca de água, indígenas brasileiros encontram novo lar
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Grupo Diario de Pernambuco