Política
ELEIÇÕES 2022
Avesso à candidatura, Geraldo Júlio amplia indefinição na disputa ao Governo do Estado
Publicado: 19/08/2021 às 14:00

/Foto: Bruna Costa / Esp. DP Foto
O ex-prefeito do Recife e atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Júlio, que vinha sendo cotado para disputar as eleições ao governo do Estado pelo PSB, voltou a afirmar que não será candidato.
Segundo informações do Jornal do Commercio, o motivo de Geraldo não querer se candidatar seria uma desilusão com o meio político. A informação, no entanto, não foi confirmada diretamente uma vez que, procurado pela equipe do Diario de Pernambuco, o secretário de Desenvolvimento se recusou a dar entrevista ou emitir nota sobre o tema.
Em entrevista exclusiva ao Diario de Pernambuco no último dia 26 de abril, o ex-prefeito do Recife disse que nunca se colocou como candidato e justificou as expectativas em torno de seu nome por ter “pelo fato de ter governado o Recife por oito anos, tendo sido reeleito com a maior votação da história, ter visto o povo escolher o candidato do meu partido para me suceder e, além disso, sair com 61% de aprovação da população, as pessoas achem que o natural seria eu me candidatar a governador”.
Por meio de nota à imprensa, o presidente do PSB Pernambuco, Sileno Guedes, afirmou que Geraldo Júlio “segue cumprindo o seu papel: gerenciar a economia de Pernambuco num cenário desafiador, em que a pandemia têm impactado a vida de tantas pessoas”, e que a pauta do partido no momento “não é eleição”.
“Engana-se quem pensa que o pleito majoritário é a prioridade atual do nosso partido. O PSB de Pernambuco, representado pelo conjunto de lideranças que integram a gestão e liderado pelo governador Paulo Câmara, está trabalhando arduamente no combate à pandemia da Covid-19, na retomada de investimentos para Pernambuco, na geração de emprego e na ampliação de políticas sociais a quem mais precisa”, informou Sileno.
Ele ainda afirmou ainda que o PSB “tem os melhores quadros” e “quem segue na dura missão de procurar candidatos para apresentar em 2022 é a oposição, que segue tonta e indefinida”. No entanto, o presidente estadual da sigla já afirmou que Geraldo Júlio é o "plano A, B e C" para encabeçar uma eventual chapa do PSB ao governo do Estado.
Em abril de 2021, Sileno afirmou ao Programa Cidade em Foco, da Rede Agreste de Rádios que o reconhecimento do PSB a Geraldo Júlio é “enorme” e que "a gente sabe da sua capacidade e da sua lealdade ao partido". As declarações passadas de Sileno corroboram informações de bastidores dadas reservadamente, que colocam Geraldo Júlio como único nome até então trabalhado pelo PSB para o próximo pleito, o que fez com que as recentes declarações do ex-prefeito do Recife fossem recebidas com surpresa por outros membros da legenda.
O governador de Pernambuco e vice-presidente nacional do PSB, Paulo Câmara, já falou publicamente que dá “nota máxima” à gestão de Geraldo Júlio à frente da Prefeitura do Recife.
Indefinição
As afirmações de Geraldo Júlio colocam ainda mais incerteza no tão indefinido cenário eleitoral pernambucano na disputa ao Governo do Estado, diante dos diálogos e tentativas de reaproximação entre PSB e PT tanto ao nível estadual como nacional.
Em ambos os partidos, existe uma divisão no que diz respeito a reatar a aliança entre as siglas com alas favoráveis e contrárias tanto no PSB quanto no PT, enquanto se discutem as possibilidades de candidaturas próprias.
No lado petista, as atenções se voltam com mais força aos nomes da deputada federal Marília Arraes e do senador Humberto Costa, que já se colocaram à disposição do partido para uma eventual candidatura.
Últimas

Mais Lidas
