Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

CPI

Mayra Pinheiro pediu ajuda para formular perguntas na CPI da Covid

Publicado em: 22/07/2021 13:38 | Atualizado em: 22/07/2021 15:23

 (foto: Agência Senado/Reprodução)
foto: Agência Senado/Reprodução
A secretária da Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como 'Capitã Cloroquina', pediu que fossem feitas perguntas preparatórias antes do seu depoimento para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid em maio. O vídeo foi divulgado pelo The Intercept Brasil nesta quarta-feira (21). 
 
Na gravação, o epidemiologista Regis Bruni Andriolo e o também secretário da pasta Helio Angotti Neto orientam a médica em possíveis questionamentos que os senadores da comissão fariam a ela durante a sessão.

“Qual é a bala de prata que posso levar estampada para os senadores: 'está aqui a prova estatística que tenho que hidroxicloroquina funciona?'", pergunta Mayra. 
  
Sem citar nomes, a secretária diz que 'cinco' parlamentares a ajudariam a induzir respostas que ela esperava. "Se o senhor puder fazer três ou quatro perguntinhas que os 'deputados' podem me fazer. Tem um grupo que nos apoia, que reconhece o nosso trabalho. Esse grupo precisa fazer perguntas, no direito que eles têm de interrogar o depoente, que nos ajudem no nosso discurso. Que perguntas posso dar a esses senadores fazerem a mim, que eles chutam para eu fazer o gol? Eles chutam para eu fazer o gol", diz a Mayra no vídeo.
 
"Capricha e já me dá a resposta porque os senadores têm que ter essa respostinha. Tem cinco senadores que vão jogar com a gente, preciso dar perguntas para eles interrogarem cujas respostas sejam oportunidade de eu falar", completa.

A secretária do Ministério da Saúde é conhecida por defender o tratamento precoce contra a Covid-19 a partir do uso de cloroquina e outros medicamentos sem eficácia comprovada contra o vírus. Mayra Pinheiro também chegou a propor o lançamento de um programa, chamado TrateCov, recomendando o uso da cloroquina no tratamento ao coronavírus.
 
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com coronel Luiz Meira (PTB), Regina Sales e Maria Dulce
Manhã na Clube: entrevistas com José Maria Eymael, Rodrigo Floro e Chico Kiko (PP)
Leão se afasta de parque onde vive solto e assusta moradores de cidade africana
Manhã na Clube: entrevistas com o prefeito João Campos (PSB) e o governador Paulo Câmara (PSB)
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco