Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

CPI

Otto Alencar para Nise Yamaguchi: 'A senhora não sabe nada de infectologia'

Publicado em: 01/06/2021 15:23 | Atualizado em: 01/06/2021 15:52

A médica, defensora da cloroquina, não soube responder a maioria das perguntas feitas pelo senador, que também é médico
 (foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
)
A médica, defensora da cloroquina, não soube responder a maioria das perguntas feitas pelo senador, que também é médico (foto: Jefferson Rudy/Agência Senado )
Durante depoimento da médica oncologista Nise Yamaguchi na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid do Senado, realizado nesta terça-feira (1), o senador Otto Alencar (PSD-BA) fez uma série de questionamentos sobre o coronavírus.
 
A médica não soube responder à maioria das perguntas feitas pelo parlamentar, que também é médico.
 
Otto começou dizendo que a médica não tem mais um contrato com o Hospital Albert Einstein. Depois, questionou Nise sobre a diferença entre um protozoário e um vírus.

Então, Nise respondeu que o primeiro tem um organismo celular e os vírus têm DNA ou RNA. Otto rebate: “Não é isso. Não é isso, não. A senhora não soube nem explicar o que é um vírus”.
 
Otto Alencar segue pressionando Nise Yamaguchi e pergunta sobre exames necessários antes de receitar cloroquina. Ela disse que tratou mais de 300 pessoas com o medicamento. O senador diz que receitar o remédio sem exames é “antiético e errado”. 
 
"A senhora não sabe nada de infectologia. Percebi logo no início. A senhora não podia estar de jeito nenhum debatendo um assunto que a senhora não tem nenhum domínio”, pontuou.

Otto também questiona a médica sobre a primeira aparição da Covid no mundo. Nise remexe papéis. "Pode buscar nos livros que a senhora tem aí porque a senhora não sabe. Não estudou. De médicos audiovisuais este plenário está cheio.”

O dialogo continua. Otto questiona se Nise tem uma data, e ela responde que iria fazer algumas considerações. "A senhora não tem. Uma arca de noé conduzindo a ciência no Brasil", afirma Otto.

De acordo com o senador, Nise brinca com a saúde no Brasil recomendando remédios sem eficácia comprovada, participando de um gabinete paralelo do Ministério da Saúde e mentindo na CPI da Covid.

"A senhora brincou com a saúde do povo brasileiro, falando em imunidade de rebanho, hidroxicloroquina, tratamento precoce", pontuou.
 
Nise continua dizendo que tratou pacientes com Covid e Otto questiona: "Cadê os CPFs? Os endereços?”.
 
Depois da fala do senador, o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM) suspendeu a sessão por 20 minutos.
 
Otto Roberto Mendonça de Alencar é médico e ex-professor. Foi o 48º governador da Bahia, foi vice-governador e atualmente é senador pelo Partido Social Democrático (PSD). 
TAGS: otto | alencar | nise | infectologia |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Para evitar contaminação por Covid, robôs oferecem água benta em Meca
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco