Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

STF

Lewandowski solicita a Bolsonaro informações sobre Copa América

Publicado em: 01/06/2021 14:03

Mais cedo, o presidente voltou a dizer que governo apoia a realização do torneio no país em meio à pandemia. "Assunto encerrado", afirmou o mandatário sobre o assunto
 (crédito: Nelson Jr./SCO/STF
)
Mais cedo, o presidente voltou a dizer que governo apoia a realização do torneio no país em meio à pandemia. "Assunto encerrado", afirmou o mandatário sobre o assunto (crédito: Nelson Jr./SCO/STF )
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski solicitou ao presidente Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (1), que ele se manifeste a respeito da autorização da realização da Copa América de Futebol 2021 no Brasil, em meio à pandemia da Covid-19, que já vitimou fatalmente mais de 460 mil brasileiros.

"Considerando a importância da matéria e a emergência de saúde pública decorrente do surto do coronavírus, bem como a urgência que o caso requer, solicitem-se prévias informações ao presidente da República no prazo legal", diz trecho do pedido.
 
O despacho ocorreu após o PT ter protocolado uma ação pedindo a suspensão do evento. “Mesmo em face do precário avanço do Brasil no enfrentamento ao vírus, sobretudo quanto à vacinação da população brasileira, o governo federal, nesta segunda-feira (31), tomou decisão que desrespeita qualquer preceito de segurança sanitária ou protocolo de proteção recomendado pelas autoridades sanitárias mundiais”, escreveu a sigla no documento.
 
Pediu ainda a intimação do presidente da República, bem como dos ministros da Casa Civil, da Saúde, das Relações Exteriores e do Secretária Nacional do Esporte, para que prestem esclarecimentos acerca do processo administrativo instaurado a fim de se aferir a condição de o país sediar evento esportivo internacional.

Horas depois de dizer que o governo federal autoriza a realização da Copa América no Brasil, Bolsonaro reforçou que a decisão já está tomada e afirmou que não vai se opor ao convite da Conmebol para que o país sedie o torneio de futebol entre as seleções da América do Sul.

"No que depender do governo federal, será realizada a Copa América no Brasil. Desde o começo estou dizendo por ocasião da pandemia: lamento as mortes, mas nós temos que viver", concluiu em evento no Palácio do Planalto.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Diabetes: saiba como evitar e controlar antes que seja tarde
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco