Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

CPI

CPI: Nise nega tentativa de mudar bula de cloroquina

Publicado em: 01/06/2021 13:33 | Atualizado em: 01/06/2021 15:57

 (foto: Edilson Rodrigues/Senado
)
foto: Edilson Rodrigues/Senado
A médica oncologista e imunologista, Nise Yamaguchi, disse nesta terça-feira (1) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, instalada pelo Senado, que não tentou mudar a bula da cloroquina em uma reunião com autoridades ligadas ao governo federal. "Não tem nada a ver com bula, tem a ver simplesmente com disponibilização da medicação em momento de pandemia", afirmou.

A informação foi colhida na própria comissão, a partir do depoimento de Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa), prestado em 11 de maio. Anteriormente, Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde, afirmou à CPI em 4 de maio sobre a intenção neste encontro, realizado em abril de 2020.

"Não houve nenhuma tentativa de decreto de mudança de bula nessa ocasião. Uma declaração não significa que houve. A minha verdade, e os fatos, é que não houve mudança de bula, nem decreto de mudança de bula. Inclusive, coloco à disposição aqui o que estava acima da mesa", completou Yamaguchi.

Diante da questão, o presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que será necessária uma acareação entre Barra Torres e Yamaguchi na comissão. Defensora da cloroquina, medicamento com ineficácia comprovada contra o coronavírus, ela é a 11ª depoente na CPI da Covid e, diferente dos demais, fala na condição de convidada.
TAGS: nise | bula | cloroquina | cpi |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Tratamento com remédios anticovid da AstraZeneca não tem resultados positivos
Manhã na Clube: entrevistas com Murilo Hidalgo, Mariana Carvalho e  Elton Gomes
Time de engenheiros se une para montar respiradores 15 vezes mais baratos e salvar milhares de vidas
Manhã na Clube: entrevistas com Marília Arraes, Marcella Salazar e Aurimar Borges Jr
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco