Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

CPI DA COVID

Presidente do Conselho Nacional de Saúde repudia ato de Bolsonaro no Rio de Janeiro

Publicado em: 24/05/2021 19:50

 (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, é um dos especialistas que devem ser convidados a depor na CPI da Covid do Senado, que apura ações e omissões do governo federal na pandemia do novo coronavírus. Em um vídeo gravado nesta segunda-feira (24), dia em que o Brasil se aproxima de 450 mil óbitos causados pela Covid-19, Pigatto afirma que o presidente Jair Bolsonaro "continua comemorando as mortes" e "trabalhando em favor da poliferação do vírus". Ele criticou o passeio de moto que o chefe do Executivo fez no Rio, no domingo, sem máscara e acompanhado de centenas de motociclistas.

O CNS integra a estrutura organizacional do Ministério da Saúde e é a instância máxima de deliberação sobre as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS). O depoimento de Fernando Pigatto à CPI é solicitado em requerimentos apresentados por senadores da comissão, entre os quais Humberto Costa (PT-PT). Pelo tom do vídeo divulgado hoje, o presidente do CNS deve fazer um depoimento com fortes críticas à atuação de Bolsonaro e do Ministério da Saúde na crise sanitária.

Na gravação, Pigatto afirma que, no momento mais grave da pandemia no Brasil, "o presidente da República continua comemorando as mortes, agora com passeios de moto, atos políticos, continua aglomerando, sem usar máscara, sem tomar vacina, ou seja, trabalhando a favor da proliferação do vírus que tem causado mortes, adoecimento, tristezas, dor a muitas famílias no nosso país".

Ele conclui: "Nós seguiremos denunciando este absurdo, genocídio, que está sendo praticado em nosso país, coordenado pelo presidente da República, mas que também tem seus cúmplices. Vamos seguir em frente, transformando o luto em luta. O nosso abraSUS e a nossa solidariedade a todas as famílias que sofrem".

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Para evitar contaminação por Covid, robôs oferecem água benta em Meca
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco