Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

CPI

Omar Aziz: 'Faço apelo aos senadores para não falarmos mais na China'

Publicado em: 27/05/2021 17:09

Presidente da CPI adverte colegas de que chineses construíram longa relação
 (foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
)
Presidente da CPI adverte colegas de que chineses construíram longa relação (foto: Jefferson Rudy/Agência Senado )
Durante discurso do senador governista Luís Carlos Heinze (PP-RS), o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), pediu para que os parlamentares evitassem falar da China nas sessões que apuram ações e omissões do governo federal no combate à pandemia do coronavírus. Quem prestou depoimento na Comissão de Constituição e Justiça do Senado nesta quinta-feira (27) foi o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.
 
A intervenção de Aziz ocorreu num momento em que Heinze falava de suposta retaliação dos asiáticos na entrega de insumos para a produção da CoronaVac em virtude da necessidade de imunizar sua população, que atualmente é de 1,4 bilhão de pessoas. 
 
“Faço um apelo aos senadores, de situação e de oposição, que a gente não fale mais na China. É a mesma coisa que se tivéssemos na China e ouvir falar mal do Brasil. O embaixador se sente magoado. E ele é obrigado, pela função que tem, de informar aos superiores tudo o que se passa no Brasil. O papel dele é esse”, advertiu Omar Aziz.
 
“Os governos passam, mas as pessoas precisarão fazer negócios com a China e com outros países. Espero que ela continue sendo. Não é hora de esticar corda. Já passamos essa etapa”, complementou o presidente da CPI.

Ele lembrou que o Brasil construiu longa relação diplomática com os chineses por meio de acordos comerciais: “A China é um grande parceiro comercial nosso. Não podemos esticar essa corda. Temos de acabar com esse discurso de que a China é inimiga nossa, porque isso não é bom para o Brasil”.
TAGS: china | senadores | apelo | aziz | omar |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Para evitar contaminação por Covid, robôs oferecem água benta em Meca
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco