Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

ELEIÇÕES 2022

'O mais importante é o apoio ao presidente Lula', Humberto Costa sobre eleições em PE

Publicado em: 24/05/2021 18:25 | Atualizado em: 24/05/2021 23:41

 (Roberto Stuckert Filho / Divulgação)
Roberto Stuckert Filho / Divulgação
Um dos nomes ventilados para corrida ao governo de Pernambuco em 2022, o senador Humberto Costa (PT) não descarta a possibilidade de representar a sigla. Contudo, ele pondera que será necessário analisar todo o cenário político e, que em alguns casos, se for necessário abrir mão de uma candidatura em Pernambuco em prol de uma frente ampla com o ex-presidente Lula (PT) para o Palácio do Planalto, não pensará duas vezes. 

Em entrevista ao Diario, o senador afirmou que espera construir caminhos que sejam positivos para o partido no estado. Costa destacou ainda que a posição do PT em Pernambuco dependerá da nacional. “A nossa expectativa é construir em Pernambuco uma posição firme. Se o PT nacional considerar a importância de uma aliança aqui [em Pernambuco], nós [o PT estadual] apoiaremos o candidato”, declarou. 

Sobre a sua própria candidatura que já vem ganhando corpo nos bastidores, ele ponderou que “se a posição do PT for ter uma candidatura, vamos analisar as possibilidades”, e emendou: “sem descartar nenhuma”. Ele reforçou que o mais importante, no momento, é angariar apoio ao ex-presidente Lula. Em sua fala, ele vaticina que “se o preço a se pagar para apoiar Lula [nacionalmente] for apoiar a candidatura de outro partido [em Pernambuco], a gente caminha nisso”. 

CPI 

Humberto é um dos senadores que compõem a CPI da Covid que retoma os trabalhos nesta terça-feira (25). A entrevistada será a responsável pela Secretaria de Gestão e Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, popularmente conhecida como “capitã cloroquina”. O senador adiantou à reportagem que seus questionamentos transitam pela participação de Mayra na difusão dos medicamentos sem eficácia comprovada, além de indagá-la sobre a influência sob os médicos para utilização do “kit covid”. “Vamos buscar entender se é verdade que ela foi convencer aos médicos de Manaus a usar cloroquina, como é que funciona esse programa TrateCov”, adiantou o petista. 

Nomes para 2022

Além do nome do senador Humberto Costa (PT), outro nome que corre nos bastidores e já ganha corpo para 2022 é o da deputada federal Marília Arraes (PT). Marília, inclusive, segundo apontam aliados, deu início a sua agenda visando o executivo estadual. Na última sexta-feira (21), cumpriu agenda no Sertão do Pajeú, passando por Serra Talhada, cidade onde sua pré-candidatura ao governo de Pernambuco, em 2018, fora rifada.  Além de Serra Talhada, Marília também esteve em Belém do São Francisco e em Floresta, onde recebeu lideranças políticas de Itacuruba. 

Movimentações

Os movimentos de olho em 2022 já começaram. Embora o PT e o PSB não tenham batido o martelo sobre o retorno da aliança em Pernambuco, o Partido dos Trabalhadores volta, aos poucos, a ocupar cargos na gestão do PSB. A ex-chefe de gabinete do senador, Luciana Felix passou a ocupar o cargo de gerência na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. Além dela, a esposa do ex-prefeito do Recife João da Costa, Marília Bezerra seguiu para um cargo na Secretaria de Desenvolvimento Social de Pernambuco. A decisão foi tomada no último sábado (22). 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Diabetes: saiba como evitar e controlar antes que seja tarde
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco