Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

PANDEMIA

Internet cobra Lira pelo anúncio de vacinas em março

Publicado em: 31/05/2021 16:21

 (Em post no Twitter, publicado em março de 2021, Lira falava sobre a entrega de 140 milhões de vacinas até o fim de maio. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Em post no Twitter, publicado em março de 2021, Lira falava sobre a entrega de 140 milhões de vacinas até o fim de maio. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Um tuíte do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL),  em março deste ano, viralizou nas redes sociais nesta segunda-feira (31/5). No post, Lira falava sobre a entrega de 140 milhões de vacinas até o fim de maio. Agora, no último dia do mês, internautas cobram do deputado a entrega das doses e a volta do auxílio emergencial.

“Agora, na TV Record, anunciei que o governo vai entregar 140 milhões de vacinas para os meses de março, abril e maio. O assunto foi tratado ontem na reunião com o presidente Bolsonaro. Também ficou acertado o auxílio emergencial, que deve ser de R$ 250 até junho”, escreveu Lira na época.

A meta não foi cumprida pelo governo federal diante do atraso na chegada de insumos para produção de vacinas e também da falta de compra de doses pelo Ministério da Saúde.

Até o momento, o Brasil vacinou 19 milhões de pessoas com a segunda dose de vacinas contra Covid. Os dados são do Ministério da Saúde. Foram 19.935.818 doses aplicadas.

A primeira dose foi aplicada em 42.593.818 pessoas.
 
Pelas redes sociais, os internautas cobram de Lira a compra de vacinas. “Boa tarde Arthur! Você estava dizendo até junho de 2023?”, escreveu uma usuária. “Maio acabou, cadê as vacinas?”, escreveu outra.
 
“Oi, deputado. Falta menos de nove horas e meia para o fim do prazo e as vacinas não chegaram. O que aconteceu?”, apontou outro internauta.

Na tarde desta segunda, Lira participa de uma live com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). 

Durante sua fala, o presidente da Câmara destacou a importância da vacina. Segundo ele, a vacinação em massa deve ser prioridade no Brasil para a retomada da economia.
 

CRONOGRAMA PREVISTO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE EM 25 DE MAIO*

AstraZeneca/Oxford
Entregues até o fim de maio: 47,6 milhões
Junho: 20 milhões
3º trimestre: 36,9 milhões + 8 milhões importadas
4º trimestre: 110 milhões
Total: 222,5 milhões

Coronavac
Entregues até o fim de maio: 47,2 milhões
Junho: 6 milhões
3º trimestre: 46,8 milhões
4º trimestre: 30 milhões
Total: 130 milhões

Pfizer
Entregues até o fim de maio: 3,5 milhões
Junho: 12 milhões
3º trimestre: 84,5 milhões
4º trimestre: 100 milhões
Total: 200 milhões

*Há ainda doses previstas pelo consórcio Covax Faclity, mas o número não é divulgado devido a complicações na entrega de doses

Veja alguns comentários:






Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Protesto em Brasília acaba com conflito entre indígenas e policiais
Manhã na Clube: entrevistas com Carlos Veras, Sérvio Fidney e Marcel Costi
Vacina contra a Covid-19 criada em Cuba tem eficácia de 92%
Pontos fundamentais para fazer uma transição de carreira
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco