Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

EDUCAÇÃO

Deputado do PSL apresenta projeto para extinguir a UERJ

Publicado em: 26/05/2021 10:44

 (Foto: Reprodução/Twitter)
Foto: Reprodução/Twitter
O deputado estadual Anderson Moraes (PSL-RJ), protocolou na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) um Projeto de Lei (PL) para a extinção da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O pedido foi feito na terça-feira (25).

Na PL, o deputado pede para que os bens e os alunos da universidade sejam remanejados para instituições particulares. Na justificativa, o Moraes alega que a UERJ tem um orçamento de mais de R$ 1,5 bilhões, pela Lei Orçamentária Anual de 2020 (LOA), gerando o custo mensal de R$ 4.523 por aluno.

Ainda na justificativa, o deputado fez uma associação do custo por aluno e quantidade de prêmios nobel, sendo que a UERJ não possui nenhum, e informa que o orçamento anual por aluno da UERJ ultrapassa os da Ludwig Maximilian University (Alemanha), que tem 34 prêmios nobel. Além disso, Moraes, informou que a universidade aparece só em 628° lugar entre as melhores universidades do mundo. No entanto, a UERJ é a 8ª melhor universidade do Brasil.

Anderson Moraes, que não tem nenhum curso superior, declarou na PL que a UERJ tem um "aparelhamento ideológico de viés socialista".

Em 19 de maio deste ano, o deputado postou um vídeo em suas redes sociais arrancando uma faixa na UERJ com os dizeres "Vacina no braço, comida no prato! Contra a destruição do serviço público! Fora Bolsonaro e Mourão!". Segundo o deputado, os alunos "fazem campanha para esses esquerdistas e aqui (na UERJ) está lotado), e completa "Quantas placas contra o presidente colocarem eu vou tirar!"
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Diabetes: saiba como evitar e controlar antes que seja tarde
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco